Gaudium news > Bispos de Portugal estudam volta das Celebrações Presenciais

Bispos de Portugal estudam volta das Celebrações Presenciais

Acompanhamos a situação da pandemia em Portugal esperando ser possível retomar as celebrações presenciais o quanto antes, dizem Bispos.

 Acompanhamos a situação da pandemia em Portugal esperando ser possível retomar as celebrações presenciais o quanto antes, dizem Bispos.

Redação (23/02/2021, 10:30, Gaudium Press) Uma nota do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) distribuída pelo Secretariado das Comunicações Sociais informou que este organismo episcopal transferiu para sua reunião de 9 março a decisão sobre novas orientações a serem estabelecidas a propósito das celebrações públicas das Santas Missa.

Na nota os Bispos expressam seu desejo de que a volta das celebrações das Santas Missas presenciais e públicas possam acontecer o mais breve possível:

“Acompanhamos atentamente a situação da pandemia e confinamento geral, esperando que continue a evoluir favoravelmente para que seja possível retomar as celebrações presenciais nas comunidades cristãs”, diz o comunicado dos Bispos.

As orientações da CEP serão tomadas em diálogo com as autoridades de saúde e de governo

O Conselho Permanente da CEP vai reunir-se no próximo dia 9 de março, conforme já estava agendado no calendário pré-estabelecido para 2021: “Nessa altura contamos tomar orientações, em diálogo com as autoridades de saúde e de governo”, esclarecem os Bispos em seu comunicado.

Recorda-se que em 21 de janeiro deste ano, com o agravamento da propagação da pandemia do coronavírus, a Conferência Episcopal Portuguesa havia anunciado aos fiéis a suspensão das celebrações presenciais da Santa Missa:

“Embora lamentando fazê-lo, a Conferência Episcopal Portuguesa determina a suspensão da celebração ‘pública’ da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contato, até novas orientações”, dizia um comunicado de imprensa da CEP.

Os números atuais da pandemia em Portugal

Conforme informa o boletim epidemiológico distribuído pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nesta segunda-feira, Portugal registrou 61 mortes e 549 novos casos de Covid-19.

As informações revelam o mais baixo número de óbitos causados pela pandemia desde o dia 28 de dezembro último.
O número de novos casos, de acordo com o DGS é o menor desde 6 de outubro de 2020. (JSG)

 

(Foto: Diocese de Setúbal)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas