Gaudium news > Santíssima Virgem entronizada no alto de campanário que Estado Islâmico destruiu

Santíssima Virgem entronizada no alto de campanário que Estado Islâmico destruiu

A Igreja sírio-católica de Qaraqosk, dedicada a Nossa Senhora foi destruída pelo ISIS. Agora em seu campanário foi entronizada uma imagem de Nossa Senhora.

A Igreja sírio-católica de Qaraqosk, dedicada a Nossa Senhora foi destruída pelo ISIS. Agora em seu campanário foi entronizada uma imagem de Nossa Senhora.

Qaraqosk – Iraque (15/01/2021, 15:40,  Gaudium Press) Na manhã da quinta-feira, 14/01, os católicos de Qaraqosh, o mais importante centro cristão da Planície de Nínive, no norte do Iraque, realizaram a entronização de uma imagem da Santíssima Virgem no campanário da Igreja Sírio Católica dedicada a Nossa Senhora.

Igreja destinada a Nossa Senhora foi destruída durante os ataques terroristas de 2014

A Igreja sempre foi um local de culto à Santa Mãe de Deus muito venerada e querida pelos fiéis da região e havia sido destruída pelos terroristas do autodenominado Estado Islâmico.

Os membros dessa facção terrorista que ocuparam a região na segunda metade de 2014 incendiaram a Igreja e destroçaram todos os símbolos cristãos que se encontram em seu interior.

Após reconstrução, a Igreja de Qaraqosh tem uma novidade: no alto do campanário foi entronizada uma Imagem da Vírgem Maria

Padre Paulo Thabit Mekko, que diige a comunidade cristã de Karamles, na planície de Nínive, também no norte do Iraque, contou à “Ásia News” que “O Campanário desta igreja, a maior da planície de Nínive, foi totalmente arrasado na época da libertação; eles usaram um míssil ou uma bomba, não sabemos exatamente ”.

“Da torre de sinos –continua historiando o sacerdote– sobrou apenas uma parte, que foi reconstruída e, como novidade, decidiu-se colocar em seu topo uma imagem da Santíssima Virgem, como já havia sido feito há dois anos em Karamles”.

A invasão de Qaraqosh pelos terroristas do Estado Islâmico Iem 2014

Qaraqosh por muito tempo, foi o centro cristão mais importante da Planície de Nínive. 

No verão de 2014, o Estado Islâmico invadiu Qaraqosh destruindo casas, devastando igrejas, a biblioteca e outros pontos de referência da cidade.

Dezenas de milhares de famílias tiveram que fugir de suas casas às pressas.

A cidade foi libertada dos jihadista dois anos depois, em 2016.

Sacerdote narra como está agora a situação na região

Padre Paulo comenta que a situação atual na antiga fortaleza do califado e na planície de Nínive:

É “calma, alguns movimentos são registrados, mas nada com que se preocupar. Nem mesmo a pandemia perturbou a vida das comunidades: em Karamles não houve casos durante dois meses e em toda a área os temores das pessoas centram-se principalmente na crise econômica e nas dificuldades relacionadas com a reconstrução.     (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações “Asia News”)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas