Gaudium news > Museus Vaticanos preparam-se para reabrir em fevereiro

Museus Vaticanos preparam-se para reabrir em fevereiro

O Ministro Franceschini confirmou, na manhã desta quinta-feira, 14, a intenção do governo italiano de abrir os museus nas regiões da zona amarela.

Museus Vaticanos preparam se para reabrir em fevereiro 1

Cidade do Vaticano (14/01/2021 16:30, Gaudium Press) A diretora dos Museus Vaticanos, Barbara Jatta, anunciou em entrevista ao Vatican News que, caso as condições permitam, os Museus Vaticanos reabrirão as suas portas ao público no dia 1º de fevereiro.

Reabertura dos Museus Vaticanos no dia 1º de fevereiro

“Dissemos que manteríamos os museus fechados até 16 de janeiro. Hoje anunciamos nossa intenção de prorrogar o fechamento por mais 15 dias e reabri-los a partir de 1º de fevereiro”, afirmou.

A decisão será tomada pelos superiores do Governatorato da Santa Sé. De acordo com Jatta, “Os pequenos números que se registraram nos meses de verão em que estivemos abertos, e especialmente em relação à previsão dos números que se espera ter nos próximos meses, não constituem um problema de saúde ou um veículo para infecção”.

Museus Vaticanos preparam se para reabrir em fevereiro 2

Aumento de acessos ao site e redes sociais dos Museus Vaticanos

Durante o período em que os museus permaneceram fechados, houve um grande aumento nos acessos ao site, YouTube e outras redes sociais dos Museus Vaticanos. “O uso das redes sociais é um meio que, de acordo com a análise que realizamos, funciona muito bem durante o fechamento rígido, um pouco menos quando estamos abertos. Esperamos abrir e que as duas coisas possam viajar paralelamente”, explicou.

Atividades internas nos Museus Vaticanos não pararam durante a pandemia

Segundo a diretora, as atividades dos Museus Vaticanos nunca pararam. Quando fecharam pela primeira vez, no dia 9 de março, poucos foram trabalhar. Já no dia 6 de novembro, quando fecharam pela segunda vez, após a reabertura de 1º de junho, toda equipe de restauradores e todo o grupo que ajuda a levar adiante os Museus voltaram a trabalhar”.

“A parte editorial nunca parou, toda a atividade de pesquisa das repartições, a atividade de restauração, os canteiros de obras e os laboratórios estão de pé. A preservação e a implementação de pesquisas sobre as obras de nossa coleção continuaram também porque somos mais livres”, ressaltou.

Museus Vaticanos preparam se para reabrir em fevereiro 3

Governo italiano manifestou desejo de abrir museus nas regiões da zona amarela

Para Barbara Jatta, “a única coisa que falta é aquela parte fundamental da nossa instituição que é a partilha com o público”. O Ministro Franceschini confirmou, na manhã desta quinta-feira, 14, a intenção do governo italiano de abrir os museus nas regiões da zona amarela. A decisão é aguardada não apenas pelo Vaticano, mas por toda a Itália. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas