Gaudium news > Santo Hilário de Poitiers, Padre e Doutor da Igreja

Santo Hilário de Poitiers, Padre e Doutor da Igreja

A Igreja celebra no dia de hoje, 13 de janeiro, a memória de Santo Hilário de Poitiers, Padre e Doutor da Igreja.

Santo Hilario de Poitiers 2

Redação (13/01/2021 16:00, Gaudium Press) A Igreja celebra no dia de hoje, 13 de janeiro, a memória de Santo Hilário de Poitiers, Padre e Doutor da Igreja. Nascido na cidade francesa de Poitiers no ano de 315, buscou a felicidade desde pequeno.

Sua família, que era pagã, tinha uma vida norteada pelos pensamentos hedonistas, ou seja, em busca de prazeres e bem-estar mundanos. Perguntando-se sobre o fim último do homem, e não aceitando que tudo acabaria com a morte, Hilário procurava a verdade.

Santo Hilario de Poitiers 4

Santo Hilário de Poitiers e as heresias do arianismo

Com a ajuda do Espírito Santo, conheceu as Sagradas Escrituras, que o levaram a proclamar o Deus uno e se sentir necessitado do sacramento do Batismo. No ano 345 foi batizado. Algum tempo depois já se tornou sacerdote, e em seguida foi ordenado Bispo para o povo de Poitiers.

Através de sua pregação e seus escritos combateu as heresias do arianismo, sendo chamado “O Atanásio do Ocidente”. Seu fervor lhe deu coragem para enfrentar as autoridades. Acabou sendo exilado pelo imperador Constâncio, mas, não deixou de evangelizar nem sequer quando foi preso.

Santo Hilario de Poitiers 5

Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem

No ano 360, ele foi aceito novamente em Poitiers, isso ocorreu porque os conselheiros sabiam da grande influência do Bispo em toda a França. Assim que chegou, convocou um Concílio em Paris.

Em todos os inúmeros conselhos no ocidente no qual participou, defendeu sempre essa verdade que é Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Em seus escritos é possível sentir seu amor por Nosso Senhor Jesus Cristo e seu desejo em promover a salvação para todos. Santo Hilário de Poitiers, faleceu no século IV. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas