Gaudium news > Irlanda do Norte: difusão acelerada da covid-19 leva Bispos a sugerir celebrações só online

Irlanda do Norte: difusão acelerada da covid-19 leva Bispos a sugerir celebrações só online

Além da Santa Missa, orações, ofícios religiosos, são um apoio enorme para os indivíduos e a sociedade durante tempos tão difíceis como esse, dizem Bispos.

Além da Santa Missa, orações, ofícios religiosos, são um apoio enorme para os indivíduos e a sociedade durante tempos tão difíceis como esse, dizem Bispos.

Redação (13/01/2021, 16:28, Gaudium Press) Em uma mensagem os Bispos da Irlanda do Norte afirmam estar “muito preocupados com a grave situação de saúde pública pela qual o país enfrenta atualmente”.

Os Bispos relatam um “um nível extremamente alto de transmissão do vírus da Covid-19; o aumento contínuo do número de internações em hospitais e tratamentos de terapia intensivas; o aumento do número de mortes associadas ao vírus; e a pressão cada vez mais insustentável sobre os profissionais de saúde”.

Segundo os Prelados, “a mensagem clara dos agentes de saúde é que esta situação vai piorar significativamente nas próximas semanas”

Levando em conta a atual situação pandêmica –”grave e em evolução negativa”– e de acordo com uma clara orientação de saúde pública que exorta as pessoas a permanecerem em casa, os Bispos da Irlanda do Norte –depois de estudarem a situação e de consultarem a comunidade de fiéis–  decidiram que, por um período limitado (da meia-noite de quinta-feira 7 de janeiro até sábado 6 de fevereiro de 2021), a celebração da Eucaristia e outras liturgias se realizarão sem a presença física dos fiéis, com exceção de casamentos, funerais e liturgias batismais.

“Fé e oração, ofícios religiosos, além da Santa Missa, são um apoio enorme para os indivíduos e a sociedade durante estes tempos tão difíceis

Em uma nota distribuída entre os fiéis católicos e também para a imprensa, os bispos encorajaram as paróquias a, sempre que possível, continuar transmitindo a celebração da Missa online e também através de outros meios de comunicação.

Em seu comunicado, os Bispos da Irlanda do Norte recordam aos fiéis católicos que “a fé e a oração, os ofícios e outras orações, além da Santa Missa, podem ser um apoio enorme para os indivíduos e a sociedade durante estes tempos tão difíceis”.

Tudo leva a crer que a situação deverá piorar significativamente nas próximas semanas

Assinada pelos bispos de Dromore, Down e Connor, Derry, Clogher e Armagh,  a nota foi distribuída após uma entrevista coletiva de imprensa concedida pelo Diretor Médico e pelo Diretor Científico norte-irlandeses. 

Em sua nota, os Bispos ressaltam: “Estamos muito preocupados com a grave situação de saúde pública que a Irlanda do Norte enfrenta atualmente: com um nível extremamente alto de transmissão do vírus da Covid-19; o aumento contínuo do número de internações em hospitais e tratamentos de terapia intensivas; o número de mortes associadas ao vírus; e a pressão cada vez mais insustentável sobre os profissionais de saúde.
A mensagem clara dos agentes de saúde é que esta situação vai piorar significativamente nas próximas semanas.”

Bispos recomendam que os encontros entre pessoas sejam limitados “ao mínimo”

É por esta razão que o episcopado católico também se une às autoridades de saúde pública para pedir que o movimento e o encontro de pessoas sejam limitados “ao mínimo” e para pedir que “o maior número possível de pessoas fique em casa para o bem da saúde, da vida e do bem comum”.

Uma posição semelhante foi tomada também pelos dirigentes eclesiásticos da Igreja Católica na Irlanda, em resposta à mensagem clara e inequívoca das autoridades de saúde pública sobre o agravamento da pandemia.  (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas