Gaudium news > Papa nomeia Bispos para Jequié (BA) e Lorena (SP)

Papa nomeia Bispos para Jequié (BA) e Lorena (SP)

Dom Paulo Romeu Dantas Bastos foi transferido para a Diocese de Jequié (BA) e Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi nomeado como novo Bispo da Diocese de Lorena (SP).

Papa nomeia Bispos para Jequie BA e Lorena SP

Redação (13/01/2021 09:30, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 13 de janeiro, a Nunciatura Apostólica comunicou a decisão do Papa Francisco de nomear dois novos Bispos para o Brasil.

Na Bahia, Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, até então Bispo da Diocese de Alagoinhas (BA), foi transferido para a Diocese de Jequié (BA). Já em São Paulo, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi nomeado como novo Bispo da Diocese de Lorena (SP), transferindo-o da Diocese de Colatina (ES).

Dom Paulo Romeu Dantas Bastos

Dom Paulo Romeu Dantas Bastos

Nascido no dia 20 de agosto de 1955 em Nova Soure (BA), Dom Paulo Romeu Dantas Bastos cursou Filosofia no Seminário Central da Bahia e Teologia no Seminário de Viamão (RS). Foi ordenado sacerdote no dia 18 de maio de 1985, na cidade de Barreiras.

No dia 24 de abril de 2002, o Papa João Paulo II o nomeou como Bispo Diocesano de Alagoinhas. Sua sagração episcopal foi realizada em Barreiras no dia 27 de julho de 2002 pela imposição das mãos do então Bispo Dom Ricardo Weberberger. A posse em Alagoinhas aconteceu em 22 de agosto do mesmo ano.

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias

Nascido no dia 23 de outubro de 1957, em Cafelândia (SP), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias ingressou no Seminário Diocesano de Jundiaí e estudou Teologia no Instituto Pio XI de 1994 a 1997. Foi ordenado sacerdote no dia 12 de dezembro de 1997.

No dia 21 de dezembro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo titular de “Sita” e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES). Foi ordenado Bispo em 4 de março de 2012. Em 14 de maio de 2014, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Colatina. No dia 4 de março de 2015, foi nomeado Bispo da Diocese de Colatina, pelo Papa Francisco. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas