Gaudium news > Possíveis viagens que o Papa Francisco fará em 2021

Possíveis viagens que o Papa Francisco fará em 2021

Neste ano de 2021, o Papa Francisco retomará suas viagens apostólicas após mais de um ano sem realizá-las.

Possiveis viagens que o Papa Francisco fara em 2021Cidade do Vaticano (08/01/2021 09:30, Gaudium Press) Após mais de um ano sem realizar viagens apostólicas por conta da pandemia, o Papa Francisco retomará suas peregrinações visitando o Iraque entre os dias 5 a 8 de março de 2021. A viagem foi oficialmente anunciada pela Santa Sé.

Iraque, Líbano e Sudão do Sul

Apesar de tudo depender da pandemia de Covid-19, o vaticanista italiano Andrea Gagliarducci, fez algumas apostas. Segundo ele, há dois outros possíveis destinos na agenda papal: Líbano e Sudão do Sul. O desejo de visitar o Líbano foi manifestado pelo Pontífice em sua mensagem de saudação de Natal aos libaneses.

Cazaquistão

Segundo Gagliarducci, é grande a possibilidade do Papa visitar o Cazaquistão. O embaixador deste país asiático junto à Santa Sé, Alibek Bakayev, comentou em dezembro de 2020 que “há grandes esperanças de que haja uma janela na agenda do Papa para visitar o Cazaquistão no próximo ano. A visita aconteceria no vigésimo aniversário da primeira visita de um Papa ao país”, referindo-se à visita de São João Paulo II em 2001.

Sérvia

Há ainda a possibilidade de uma viagem de Francisco até a Sérvia. Entretanto, “ainda não há confirmações oficiais sobre uma comissão para preparar a viagem, mas todos os indícios parecem indicar que o Papa realmente considera a viagem possível”, diz o vaticanista. Essa seria a primeira visita de um Papa ao país.

Bielorrússia

Existe também a possibilidade de uma viagem do Santo Padre à Bielorrússia, sobretudo após o Papa ter aceitado a renúncia do Arcebispo de Minsk, Dom Tadesuz Kondrusiewicz, que completou 75 anos em 3 de janeiro. O prelado estava exilado e só conseguiu retornar ao país após negociações envolvendo a Santa Sé.

Visitas adiadas em 2020

Não se sabe ainda se as viagens papais programadas para 2020 serão reagendadas para este ano de 2021. A agenda do Papa estava repleta de destinos, dos quais destacam-se: Malta, Indonésia, Timor Leste, Papua Nova Guiné, Grécia, Montenegro e Chipre.

Hungria

Não se sabe ainda se o Papa Francisco irá para Budapeste, na Hungria, onde ocorrerá o 52º Congresso Eucarístico Internacional, que estava previsto para o ano passado e que, devido a pandemia, foi adiado para 2021.

Espanha

O vaticanista conclui mencionando uma provável viagem à Espanha em 2022. O Papa Francisco chegou inclusive a receber um convite por parte do Bispo, Dom José María Gil Tamayo, para ir à Ávila participar das celebrações dos 400 anos da canonização de Santa Teresa d’Ávila, Santo Isidoro Lavrador, Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas