Gaudium news > Projeto do “Caminho da Sagrada Família” prospera, apesar da pandemia

Projeto do “Caminho da Sagrada Família” prospera, apesar da pandemia

O “Caminho da Sagrada Família” interliga lugares percorridos por Jesus, Maria e José na fuga para o Egito para escapar da violência do rei Herodes.

O “Caminho da Sagrada Família” interliga lugares percorridos por Jesus, Maria e José na fuga para o Egito para escapar da violência do rei Herodes.

Redação (07/01/2021, 13:06, Gaudium Press) A crise originada da pandemia de coronavírus não impediu que o grande projeto patrocinado pelas autoridades egípcias de abrir às peregrinações internacionais o itinerário conhecido como “Caminho da Sagrada Família” continuasse fechado e não pudesse ser percorrido.

Como se sabe, o “Caminho da Sagrada Família” interliga os lugares atravessados, segundo tradições milenares, por Jesus, Maria e José quando encontraram refúgio no Egito em sua fuga para escapar da violência do rei e Herodes.

“Caminho da Sagrada Família”: presente de Natal que o Egito dá ao mundo em 2021

O “Caminho da Sagrada Família” é “o presente de Natal que o Egito dá ao mundo”.

Foi esta a afirmação feita no início deste mês de janeiro 2021 o diretor geral das relações internacionais da Autoridade de Desenvolvimento do Turismo egípcio e coordenador do projeto, o engenheiro Adel al Gindy.

Numa entrevista o engenheiro explicou em detalhes o andamento do plano, oferecendo informações sobre os trabalhos já concluídos ou iniciados para tornar cada etapa do itinerário acessível aos peregrinos de acordo, tudo dentro dos padrões de acolhimento correspondentes aos critérios (incluindo os de sustentabilidade ambiental) definidos pela Organização Mundial do Turismo.

O “Caminho da Sagrada Família” interliga lugares percorridos por Jesus, Maria e José na fuga para o Egito para escapar da violência do rei Herodes.

Projeto é relançado neste 07 de janeiro, quando os cristãos coptas comemoram o Natal

O projeto está sendo relançado nesta quinta-feira por ocasião do Natal que os cristãos coptas celebram em 7 de janeiro.

O plano de investimento, que tem uma contribuição substancial de origem privada e também de organismos internacionais, será apresentado em detalhes dentro dos próximos dois meses.

O coordenador do projeto recordou que o “Caminho da Sagrada Família” une 25 lugares muito caros à memória dos cristãos egípcios”: O “Caminho” percorre um itinerário de 3500 quilômetros, cruzando 11 províncias, do delta do Nilo ao alto Egito”.

De acordo com o engenheiro, depois de finalizado, “o ‘Caminho da Sagrada Família” representará uma das mais extensas rotas de peregrinação religiosa do mundo.”

“Obra Romana Peregrinações”, promove, em chave turística, o “Caminho da Sagrada Família”

A expectativa de ver os efeitos devastadores do contágio da Covid-19 terminarem no Egito se mistura com a esperança de voltar a ter no futuro um fluxo crescente de peregrinos estrangeiros, atraídos pelo desejo de percorrer o caminho e as marcas deixadas pela passagem de São José, da Virgem Maria e do Menino Jesus por terras egípcias.

Já há algum tempo, as autoridades egípcias têm se comprometido a promover, também em chave turística, o “Caminho da Sagrada Família”.

Também o Papa Francisco, em 4 de outubro de 2017, no contexto da Audiência Geral de Quarta-feira, saudou uma expressiva delegação egípcia que estava em Roma para promover peregrinações ao longo do “Caminho da Sagrada Família” em colaboração com a “Obra Romana Peregrinações”, uma instituição do Vicariato de Roma que é dirigido pelo vigário do Papa, o cardeal Ângelo De Donatis. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Fides)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas