Gaudium news > Bielorrússia: Papa aceita renúncia de dom Kondrusiewicz, arcebispo de Minsk

Bielorrússia: Papa aceita renúncia de dom Kondrusiewicz, arcebispo de Minsk

Papa Francisco aceitou renúncia ao governo pastoral apresentada por Dom Tadeusz Kondrusiewicz, metropolita católico de Minsk-Mogilev, na Bielorrússia.

Papa Francisco aceitou renúncia ao governo pastoral apresentada por Dom Tadeusz Kondrusiewicz, metropolita católico de Minsk-Mogilev, na Bielorrússia.

Redação (04/01/2021, 10:15,  Gaudium Press) Conforme informa boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé deste domingo, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral apresentada pelo metropolita católico de Minsk-Mogilev, dom Tadeusz Kondrusiewicz, no mesmo dia em que ele completava 75 anos.

O boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé ainda informa a nomeação de um administrador apostólico para dirigir a diocese da capital da Bielorrússia, Dom Kazimierz Wielikosielec, bispo titular de Blanda e auxiliar da diocese de Pinsk.

Dom Kondrusiewicz foi sido impedido pelo Governo da Bielossússia de retornar ao país após uma viagem à Polônia

No final do último mês de agosto, Dom Kondrusiewicz tinha sido impedido pelo Governo de retornar à sua terra natal após uma viagem à Polônia.

Em 22 de dezembro, o Núncio Apostólico na Bielorrússia, Dom Ante Jozic, anunciou “ter recebido dos órgãos estatais competentes”, a informação de que o arcebispo de Minsk “não teria mais obstáculos para retornar ao território da República de Belarus”.

Por isso Dom Kondrusiewicz voltou à sua diocese para celebrar o Natal com os fiéis.

Papa Francisco aceitou renúncia ao governo pastoral apresentada por Dom Tadeusz Kondrusiewicz, metropolita católico de Minsk-Mogilev, na Bielorrússia.

Dom Tadeusz Kondrusiewicz: longos anos de trabalho em países comunistas

Dom Tadeusz Kondrusiewicz estava à frente da arquidiocese de Minsk-Mogilev, capital bielorrussa desde 2007.

Ele havia retornado à Bielorrússia depois de, logo após a queda do comunismo, estar por 16 anos à frente da diocese católica de Moscou.

A consagração episcopal de Dom Tadeusz Kondrusiewicz foi em 1989, ainda antes da degringolada da União Soviética, como bispo da diocese de Grodno, sua cidade natal.  Sua transferência para Moscou foi decidida no final de 1990 e anunciada em abril de 1991, após vãs tentativas de chegar a um acordo sobre sua nomeação com os líderes do Patriarcado de Moscou.

Um dos principais promotores do renascimento católico no mundo pós-soviético

Nestes últimos 30 anos, o arcebispo bielorrusso de Minsk-Mogilev, transformou-se em um dos principais promotores do renascimento católico no mundo pós-soviético:

Reabriu mais de 100 paróquias, reconstruiu dezenas de igrejas e centros católicos, incluindo o seminário de São Petersburgo e o de Grodno.

Suas atividades na Bielorrússia levaram-no a tornar-se o símbolo do protesto popular contra o atual presidente bielorrusso Aleksandr Lukashenko, inteiramente afinado com a orientação política de Moscou.  (JSG)

(Fotos VaticanNews e InfoVaticana)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas