Gaudium news > Cardeal de São Paulo ordena nove diáconos na Catedral da Sé

Cardeal de São Paulo ordena nove diáconos na Catedral da Sé

Dom Odilo destacou que “ser diácono ou padre é sempre um exercício de missão, um serviço realizado em nome da Igreja e na comunhão da Igreja, que é seu corpo missionário”.

Cardeal de Sao Paulo ordena nove diaconos na Catedral da Se Foto Luciney Martins O SAO PAULO 1

São Paulo (15/12/2020 14:30, Gaudium Press) No último sábado, 12, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a ordenação de nove diáconos na Catedral da Sé.

O grupo de ordenandos era constituído por membros do Seminário de Teologia Bom Pastor e do Seminário Missionário Internacional Redemptoris Mater “São Paulo Apóstolo”, ambos da Arquidiocese, além de religiosos da Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) e da Pia Sociedade de São Paulo (Paulinos).

Diáconos: “Ministros da Caridade”

Em sua homilia, o Cardeal Odilo destacou que “ser diácono ou padre não é simplesmente fazer uma carreira, ou exercer uma profissão em nome pessoal. É sempre um exercício de missão, um serviço realizado em nome da Igreja e na comunhão da Igreja, que é seu corpo missionário”.

Cardeal de Sao Paulo ordena nove diaconos na Catedral da Se Foto Luciney Martins O SAO PAULO 3

O purpurado afirmou ainda que o Papa Francisco sempre ressalta que os diáconos são, por excelência, os “ministros da caridade”. “Este é o primeiro serviço: a caridade em nome da Igreja, com os padres e os bispos, aos quais estão diretamente ligados”, esclareceu.

Santificação do povo, uma das missões dos diáconos

“Caríssimos irmãos, que esse seja um período fecundo no exercício da caridade, das obras de misericórdia em todos os aspectos, lembrando que o serviço da caridade é também a oração pelo povo. Por isso, vocês são encarregados de rezar com o povo, pelo povo e em nome do povo”, exortou o Arcebispo.

Dom Odilo sublinhou que uma das missões dos diáconos é a santificação do povo através do serviço à Eucaristia, auxiliando na preparação da celebração eucarística, e também dos fiéis para que participem bem do sacrifício eucarístico.

Cardeal de Sao Paulo ordena nove diaconos na Catedral da Se Foto Luciney Martins O SAO PAULO 2

Serviço realizado em vista dos bens sobrenaturais

Por fim, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo explicou que durante a ordenação, o Espírito Santo é invocado sobre os diáconos após a imposição das mãos sobre suas cabeças, pois o serviço dos diáconos é realizado em vista dos bens sobrenaturais.

Um dos trechos da oração de ordenação diz: “Resplandeçam neles as virtudes evangélicas: o amor sincero, a solicitude para com os enfermos e os pobres, a autoridade discreta, a simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito”. (EPC)

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas