Gaudium news > São Francisco Xavier: apóstolo das Índias, padroeiro das missões

São Francisco Xavier: apóstolo das Índias, padroeiro das missões

Seu trabalho missionário foi decisivo para a expansão do cristianismo no sul da Ásia. Por isso São Francisco Xavier é chamado o “São Paulo das Índias”.

Seu trabalho missionário foi decisivo para a expansão do cristianismo no sul da Ásia. Por isso São Francisco Xavier é chamado o "São Paulo das Índias".

Redação (03/12/2020, 14:58, Gaudium Press) A Igreja e especialmente o mundo missionário celebram hoje, 3 de dezembro, São Francisco Xavier, o apóstolo das Índias e padroeiro das Missões. Ele nasceu em Javier, em 1506 e encerou sua vida terrena na Ilha de Sancian, em 1552.

São Francisco Xavier foi um dos primeiros discípulos de Santo Inácio de Loyola e fez parte do núcleo fundador da Companhia de Jesus.

Tendo vivido apenas 46 anos e 8 meses, realizou um incrível trabalho missionário em pouco mais de 10 anos, levando a Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo às grandes culturas orientais.
Em suas viagens missionárias, ele chegou até a Índia e o Japão, e morreu enquanto se preparava para divulgar a mensagem de Cristo na China.

Seu trabalho missionário foi decisivo para a expansão do cristianismo no sul da Ásia. Por isso São Francisco Xavier é chamado o "São Paulo das Índias".

São Francisco Xavier: missionário, apóstolo do Oriente, “São Paulo das Índias”

Pelo seu ardor missionário foi declarado em 1748 Padroeiro do Oriente, em 1904 Padroeiro da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé e em 1927 Padroeiro de todas as missões. São numerosos os institutos missionários, masculinos e femininos, que o escolheram como modelo de vida e apostolado, assim como os seminários, institutos e associações com o seu nome.

São Francisco Xavier é também chamado de “o São Paulo das Índias”, pois seu trabalho missionário foi decisivo para o desenvolvimento do cristianismo no sul da Ásia.

Na primeira Carta aos Coríntios, o Apóstolo Paulo disse:
“Se eu prego o evangelho, não há motivo para me gabar, pois uma obrigação foi imposta a mim, e ai de mim se eu não a pregar!” (1 Cor 9:16).
São Francisco Xavier viveu por esta obrigação e tornou seu o desejo de São Paulo. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas