Gaudium news > Filipinas: Ano Pastoral 2021 será dedicado à “Missio ad gentes”

Filipinas: Ano Pastoral 2021 será dedicado à “Missio ad gentes”

Presidente da Conferência Episcopal das Filipinas convida fiéis filipinos a compartilhar com outros do dom da Fé que recebemos: “De graça recebestes, de graça dai” (10,8)

Presidente da Conferência Episcopal das Filipinas convida fiéis filipinos a compartilhar com outros do dom da Fé que recebemos: “De graça recebestes, de graça dai” (10,8)
Filipinas (01/12/2020, 12:00, Gaudium Press) O Novo Ano Pastoral nas Filipinas foi explicado por Dom Rômulo Valles em uma carta aos fiéis filipinos distribuída recentemente.
Dom Rômulo é presidente da Conferência Episcopal das Filipinas (CBCP) e arcebispo de Davao.
O “Ano Pastoral 2021” da Igreja Católica nas Filipinas terá como tema: a “missio ad gentes”.

Os 500 anos de evangelização das Filipinas

Dom Rômulo Valles recorda, logo no início de sua carta que o tema escolhido está intimamente ligado com a comemoração de um aniversário muito importante para a Igreja nas Filipinas em 2021: os 500 anos de evangelização do país.

De fato, foi em 1521, mais precisamente, no dia 31 de março, que na ilha de Limasawa, ao sul de Leyte, foi celebrada a primeira Celebração Eucarística em solo filipino.

“A fé cristã chegou e prosperou em nossa terra –recorda Dom Valles em sua Carta– através da dedicação e sacrifícios heroicos de milhares de homens e mulheres missionários de várias partes do mundo. Eles apreciaram o dom da Fé que haviam recebido e quiseram compartilhar este dom com outros.”

 Presidente da Conferência Episcopal das Filipinas convida fiéis filipinos a compartilhar com outros do dom da Fé que recebemos: “De graça recebestes, de graça dai” (10,8)

Convite para a vivência de uma Igreja missionária

Recordando este fato histórico, Dom Valles convida os fiéis filipinos para um compartilhamento com outros do dom da Fé que recebemos.
E é daí que nasce a necessidade de que cada fiel realize uma “transformação missionária”, por uma Igreja verdadeiramente missionária, ou seja, passar “de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária”:  E isto, sublinha o presidente dos bispos filipinos, “é um convite claro a se comprometer com a ‘missio ad gentes’”.

Dois conceitos cristãos ligados à “Missio ad Gentes”: alegria e misericórdia

Depois de recordar estes fatos históricos e da necessidade de um engajamento e compromisso de cada fiel na “missio ad genes”, o arcebispo de Davao se detém em dois conceitos cristãos: alegria e misericórdia.

Com relação à alegria, Dom Valles enfatiza que “a história da salvação é um rio de alegria no qual todos devemos entrar”.

Sobre a misericórdia o prelado afirmou que ela é “o caminho de toda missão”.
“Reavivemos a alegria da fé”, exorta o prelado, porque os cristãos “jamais devem tornar-se pessimistas ou desiludidos, abatidos ou desanimados, impacientes ou ansiosos.”
Ao invés, aqueles que “receberam a alegria de Cristo”, façam suas vidas “resplandecer de fervor”.

A misericórdia, diz Dom Valles é “o caminho de toda missão”, bem como “a própria essência de Deus”. “A própria credibilidade da Igreja é vista na forma como ela demonstra amor misericordioso e compassivo”, reitera o prelado.

Para o presidente da Conferência Episcopal das Filipinas “o tema da misericórdia deve ser proposto cada vez mais com novo entusiasmo e renovada ação pastoral”, para que “em nossas paróquias, comunidades, associações, movimentos e onde quer que haja cristãos, todos possam encontrar um oásis de misericórdia”.
“Não deixemos que o entusiasmo missionário nos seja roubado”, concluiu.

“De graça recebestes, de graça dai” (10,8)

Convém que seja recordado que o lema das celebrações dos 500 anos de evangelização do país do sudeste asiático é “Doados para dar” que foi inspirado por um versículo do Evangelho de Mateus “De graça recebestes, de graça dai” (10,8). (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas