Gaudium news > Santuário de Fátima prepara exposição temporária sobre os “Rostos de Fátima”

Santuário de Fátima prepara exposição temporária sobre os “Rostos de Fátima”

Esta nova exposição, que terá início no dia 2 de dezembro, poderá ser visitada gratuitamente até 15 de outubro de 2022.

Santuario de Fatima prepara exposicao temporaria sobre os Rostos de Fatima

Portugal – Fátima (25/11/2020 10:00, Gaudium Press) O Santuário de Fátima está preparando uma nova exposição temporária intitulada: “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”. A mostra poderá ser visitada a partir de 2 de dezembro, no ‘Convivium de Santo Agostinho’, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

A história de Fátima através dos vários rostos que a fizeram

Esta nova exposição, que poderá ser visitada gratuitamente até 15 de outubro de 2022, contará a história de Fátima através dos vários rostos que a fizeram e cuja identidade conduzirá à esperança, nesta época de insegurança, em que a necessidade do uso de máscaras tapa os rostos humanos.

A partir do relato das ações concretas dos protagonistas de Fátima, se apresentará o trabalho e o compromisso que eles assumiram na divulgação da Mensagem que Nossa Senhora legou aos Pastorinhos.

A mostra percorrerá os rostos que construíram Fátima do ponto de vista da Fé, do patrimônio e da cultura, sem deixar de olhar pluralmente para os que, durante anos, se insurgiram como críticos e opositores a Fátima.

Narrativa da exposição será dividida em duas partes

“Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual” terá uma narrativa dividida em duas partes. Na primeira percorrerá o primeiro século de Fátima, no qual serão conhecidos os rostos relevantes da história da Cova da Iria, a começar pelos três videntes.

Já na segunda, será realizado um percurso orante e centrado na Fé, desafiando o visitante a interpelar-se sobre a sua condição humana, numa espécie de jogo de espelhos que confronta a realidade concreta que vivemos com o desejo relacional com a transcendência.

Os rostos de fatima

Peças expostas e mostras temporárias promovidas pelo Santuário de Fátima

A maior parte das peças que serão expostas pertencem ao espólio do Santuário de Fátima. Além disso, também haverá peças dos Museus do Azulejo, de Aveiro, da Póvoa do Varzim, e de arquivos e bibliotecas privadas.

Durante os anos de 2018 e 2020, o Santuário de Fátima promoveu duas exposições temporárias centradas em dois centenários: o da Capelinha das Aparições e o da imagem de Nossa Senhora de Fátima venerada na Capelinha das Aparições. Esta última exposição foi visitada por mais de cem mil peregrinos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas