Gaudium news > Papa nomeia novo Bispo para a Diocese de Piracicaba (SP)

Papa nomeia novo Bispo para a Diocese de Piracicaba (SP)

Dom Devair Araújo da Fonseca assumirá o governo pastoral da Diocese de Piracicaba no lugar de Dom Fernando Mason.

Dom Devair Araujo da Fonseca 1

Redação (11/11/2020 09:00, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 11, o Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por Dom Fernando Mason, ao governo pastoral da Diocese de Piracicaba, localizada no interior de São Paulo.

A decisão do Pontífice foi divulgada pela Santa Sé, que também informou a nomeação de Dom Devair Araújo da Fonseca, até então, bispo auxiliar de São Paulo (SP), como novo Bispo da Diocese paulista.

Breve Biografia de Dom Devair Araújo da Fonseca

Nascido em Franca (SP), no dia 1º de fevereiro de 1968, Dom Devair ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora do Patrocínio em Franca, em 1992. Cursou Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia, em Franca (1992 -1994), e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP).

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 20 de dezembro de 1998, na paróquia São Sebastião, em Franca. Fez ainda o Curso Superior de Processamento de Dados na Universidade de Franca (1987-1991); Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002); Curso de especialização para Formadores nos Seminários na Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP).

Diocese de Piracicaba

Na Diocese de Franca, foi capelão, vigário paroquial, pároco, reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Patrocínio e vice-reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Carmo. Atuou também na coordenação de pastoral, foi assessor eclesiástico de escolas de Teologia, diaconal e do “Hallel”, além de ter sido vigário forâneo.

No dia 10 de dezembro de 2014, o Papa Francisco nomeou Dom Devair Bispo titular de Uzali e auxiliar da arquidiocese de São Paulo. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 1º de fevereiro de 2015, em Franca, tendo escolhido como lema episcopal “Electi et Sancti in Christo” (E são escolhidos em Cristo)

Dom Devair foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB entre os anos de 2015 a 2019. Atualmente é o vigário episcopal da Região Brasilândia e para a Pastoral para a Comunicação na Arquidiocese de São Paulo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas