Gaudium news > História, Oração e Frases de São Carlos Borromeu

História, Oração e Frases de São Carlos Borromeu

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 4 de novembro, a memória litúrgica de São Carlos Borromeu, conhecido como o pai dos pobres.

Frases e Pensamentos de Sao Carlos Borromeu 2

Redação (04/11/2022 09:00, Gaudium Press) No dia de hoje, 4 de novembro, a Igreja Católica celebra a memória de São Carlos Borromeu, conhecido como o pai dos pobres. Nascido na Itália no ano de 1538, o Santo ocupou altos cargos eclesiásticos, chegando a se tornar Arcebispo de Milão e Cardeal.

Uma das suas principais preocupações foi com a formação dos sacerdotes. São Carlos chegou inclusive a destituir alguns presbíteros indignos, substituindo-os por pessoas que restauraram a Fé e os costumes do povo.

Ele também foi amigo próximo de vários Santos, entre os quais estão São Francisco de Borja, São Felipe Neri, São Pio V, São Félix de Cantalício e Santo André Avelino. São Carlos chegou inclusive a ministrar a primeira comunhão para São Luís Gonzaga.

Confira abaixo uma seleção de pensamentos e frases de São Carlos Borromeu sobre espiritualidade e doutrina católica:

Frases e Pensamentos de Sao Carlos Borromeu

Frases de São Carlos Borromeu

01 – “A Oração é o princípio, o progresso e o complemento de todas as virtudes”.

02 – “Queixa-se de que, ao entrar no coro para a salmodia, ao dirigir-se para celebrar a missa, logo mil pensamentos lhe assaltam a mente e o distraem de Deus. Mas, antes de ir ao coro ou à missa, que fez na sacristia, como se preparou, que meios escolheu e empregou para fixar a atenção?”

03 – “O Rosário é a mais divina das devoções”.

04 – “Somos todos fracos, confesso, mas o Senhor Deus nos entregou meios com que, se quisermos, poderemos ser fortalecidos com facilidade”.

05 – “Se administras os sacramentos, ó irmão, medita no que fazes; se celebras a missa, medita no que ofereces; se salmodias no coro, medita a quem e no que falas; se diriges as almas, medita no sangue que as lavou e, assim, tudo o que é vosso se faça na caridade”.

06 – “Tua missão é pregar e ensinar? Estuda e entrega-te ao necessário para bem exerceres este encargo. Faze, primeiro, por pregar com a vida e o comportamento. Não aconteça que, vendo-te dizer uma coisa e fazer outra, zombem de tuas palavras, abanando a cabeça”.

07 – “Exerces cura de almas? Não negligencies por isso o cuidado de ti mesmo, nem dês com tanta liberalidade aos outros que nada sobre para ti. Com efeito, é preciso te lembrares das almas que diriges, sem que isto te faça esquecer da tua”.

Frases e Pensamentos de Sao Carlos Borromeu 3

08 – “Cristo, assim como veio uma só vez a este mundo, revestido da nossa carne, também está disposto a vir de novo, a qualquer momento, para habitar espiritualmente em nossos corações com a profusão de suas graças, se não opusermos resistência”.

09 – “Quanto mais o governo temporal se coordena com o espiritual e mais o favorece e promove, tanto mais concorre para a conservação do Estado. Pois que, enquanto o superior eclesiástico procura formar um bom cristão com a autoridade e os meios espirituais, segundo o seu fim, procura ao mesmo tempo e por necessária consequência formar um bom cidadão, como ele deve ser sob o governo político”.

10 – “As almas se conquistam com os joelhos”.

11 – “Queres que te ensine a caminhar de virtude em virtude e como seres mais atento ao ofício, ficando assim teu louvor mais aceito de Deus? Escuta o que digo. Se ao menos uma fagulha do amor divino já se acendeu em ti, não a mostres logo, não a exponhas ao vento! Mantém encoberta a lâmpada, para não se esfriar e perder o calor; isto é, foge, tanto quanto possível, das distrações; fica recolhido junto de Deus, evita as conversas vãs”.

12 – “É impossível que te conserves casto, se não vigiares continuamente sobre ti mesmo, pois a negligência traz consigo mui facilmente a perda da castidade”.

Oração de São Carlos Borromeu ao Anjo da Guarda

Meu bom Anjo da Guarda, não sei quando e de que modo irei morrer. É possível que eu seja levado de repente ou que, antes do meu último suspiro, eu me veja privado das minhas capacidades mentais. E há tantas coisas que eu quereria dizer a Deus, no limiar da Eternidade…

Por isso, hoje, com a plena liberdade da minha vontade, venho pedir, Anjo da minha guarda, que faleis por mim nesse temível momento. Direis, então, ao Senhor:

– Que quero morrer na Santa Igreja Católica Apostólica Romana, no seio da qual morreram todos os santos, depois de Jesus Cristo, e fora da qual não há salvação;

– Que peço a graça de participar nos méritos infinitos do meu Redentor e que desejo morrer pousando os meus lábios na Cruz que foi banhada com o Seu Sangue;

– Que aborreço e detesto os meus pecados que ofenderam a Jesus e que, por amor a Ele, perdoo os meus inimigos, como eu próprio desejo ser perdoado;

– Que aceito a minha morte como sendo da vontade de Deus e que, com toda a confiança, me entrego ao Seu amável e Sacratíssimo Coração, esperando em toda a sua misericórdia;

– Que, no meu inexprimível desejo de ir para o Céu, me disponho a sofrer tudo quanto a Sua soberana Justiça haja por bem infligir-me.

Não recuseis, ó Santo Anjo da minha guarda, ser o meu intérprete junto de Deus e expor diante d’Ele que estes são os meus sentimentos e a minha vontade. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas