Gaudium news > Papa Francisco impõe o pálio ao Patriarca Latino de Jerusalém

Papa Francisco impõe o pálio ao Patriarca Latino de Jerusalém

Sua Beatitude Pierbattista Pizzaballa foi nomeado Patriarca Latino de Jerusalém, no último sábado, 24, pelo Papa Francisco.

Pierbattista Pizzaballa

Cidade do Vaticano (28/10/2020 16:00, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 28, o Papa Francisco impôs o pálio a Sua Beatitude Pierbattista Pizzaballa, Patriarca de Jerusalém dos Latinos. A cerimônia ocorreu na Capela de Santa Marta, residência do Pontífice.

O Arcebispo foi nomeado Patriarca Latino de Jerusalém, no último sábado, 24, pelo Papa Francisco. Desde 24 de junho de 2016, o religioso ocupava o cargo de Administrador Apostólico do patriarcado. Na ocasião, ele havia sido nomeado pelo Santo Padre como Arcebispo Titular de Verbe e Administrador Apostólico, sede vacante da Diocese Patriarcal de Jerusalém dos Latinos. Com a nomeação, Pizzaballa foi transferido da sede titular de Verbe, para a sede que estava vacante desde a renúncia de patriarca Dom Fouad Twal e 2016.

Papa Francisco impoe o palio ao Patriarca Latino de Jerusalem

Breve biografia de Pierbattista Pizzaballa

Nascido no dia 21 de abril de 1965 em Cologno al Serio, Diocese e Província de Bergamo, Pierbattista Pizzaballa ingressou no Seminário Menor da Província Franciscana de Cristo Rei, em Bolonha, no ano de 1976. No dia 5 de setembro de 1984 iniciou o seu noviciado no convento de La Verna.

No dia 7 de outubro de 1990 chegou à Custódia da Terra Santa. Em 1993 concluiu os seus estudos de especialização no Studium Biblicum Franciscanum, de Jerusalém, se tornando professor de hebraico bíblico na Faculdade Franciscana de Ciências Bíblicas e Arqueológicas de Jerusalém.

Pierbattista Pizzaballa 2

No dia 2 de julho de 1999 iniciou seu serviço na Custódia da Terra Santa e em 9 de maio de 2001 foi nomeado Guardião do Convento dos Santos Simeão e Ana em Jerusalém. Envolvido no cuidado pastoral dos fiéis católicos de expressão judaica, foi nomeado Vigário Patriarcal em 2005 até 2008.

Em maio de 2004 foi eleito Custódio da Terra Santa e Guardião do Monte Sião pelo Definitório Geral da Ordem dos Frades Menores, cargo que desempenhou até abril de 2016. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas