Gaudium news > Papa nomeia Bispo de Albano como Prefeito da Congregação das Causas dos Santos

Papa nomeia Bispo de Albano como Prefeito da Congregação das Causas dos Santos

O novo Prefeito Dom Marcello Semeraro é originário da região italiana da Puglia, é secretário do “Conselho de Cardeais” e até agora era bispo de Albano.

O novo Prefeito Dom Marcello Semeraro é originário da região italiana da Puglia, é secretário do “Conselho de Cardeais” e até agora era bispo de Albano.
Cidade do Vaticano (15/10/2020, 9:45, Gaudium Press) O até agora bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo prefeito da Congregação das Causas dos Santos.
Dom Semeraro sucede o cardeal Giovanni Angelo Becciu, que renunciou a esse cargo em 24 de setembro último.

Quem é Dom Marcello Semeraro

O movo prefeito, que deverá completar 73 anos em dezembro próximo, nasceu em Monteroni di Lecce, na Puglia, que fica no sul da Itália. Ele foi ordenado sacerdote em 1971 e nomeado Bispo de Oria, em 1998, por São João Paulo II.
Em 1º de outubro de 2004m 1998 foi transferido para a Igreja Suburbicariana de Albano.

Atualmente Dom Marcello Semeraro é administrador apostólico ‘ad nutum Sanctae Sedis’ do Mosteiro Exárquico de Santa Maria de Grottaferrata e delegado pontifício da Ordem Basiliana da Itália.

Dom Marcello iniciou formação eclesiástica no Pontifício Seminário Regional Pugliese Pio XI de Molfetta e, posteriormente, aperfeiçoou os estudos teológicos na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, onde obteve a licenciatura e doutorado em Sagrada Teologia.

O novo Prefeito Dom Marcello Semeraro é originário da região italiana da Puglia, é secretário do “Conselho de Cardeais” e até agora era bispo de Albano.

Professor de Teologia Dogmática e de Eclesiologia, autor de vários livros e artigos

O início de seu ministério de ensino da Teologia Dogmática foi no Instituto Teológico Pugliese e, depois, também exerceu o ensino de Eclesiologia na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense.

Publicou vários livros, artigos e verbetes de dicionário sobre temas de eclesiologia. Após o chamado ao episcopado publicou textos sobre a pastoral e a espiritualidade sacerdotal, entre os quais Escutar e Curar o Coração. Discernimento na vida dos pastores da Igreja (LEV), com o “Prefácio” do Papa Francisco.

Secretário da 10ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, do “Conselho de Cardeais” e outras funções em Assembleias

Dom Semeraro foi secretário especial da 10ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre O Bispo: Servidor do Evangelho de Jesus Cristo para a esperança do mundo.

Participou como membro por nomeação pontifícia na XIV Assembléia Geral Ordinária sobre A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo; na XV Assembleia Geral Ordinária sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional e na Assembleia Especial para a Região Pan-Amazzônica em 2019.

Desde de 2013 é secretário do “Conselho de Cardeais” para ajudar o Santo Padre no governo universal da Igreja. Ele é membro da Congregação das Causas dos Santos e do Dicastério para a Comunicação e consultor da Congregação para as Igrejas Orientais.

Dom Marcello é também presidente da Conferência Episcopal do Lácio da Comissão Regional para a Doutrina da fé, o anúncio e a catequese; membro da Comissão Episcopal da Conferência Episcopal Italiana para a Doutrina da Fé, o anúncio e a catequese; e presidente do Conselho de Administração do “Avvenire – Nuova Editrice SpA”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas