Gaudium news > Conheça o Milagre que levou Acutis ser declarado Beato: aconteceu no Brasil

Conheça o Milagre que levou Acutis ser declarado Beato: aconteceu no Brasil

O pequeno Matheus foi milagrosamente curado depois que, diante de uma relíquia do Beato Acutis, ele pediu para “parar de vomitar”

Matheus foi milagrosamente curado depois que, diante de uma relíquia do Beato Acutis, o menino pediu para “parar de vomitar”
Redação (10/10/2020, 11:30, Gaudium Press) Qual o milagre reconhecido pelo Vaticano que levou Acutis a ser declaro Beato?
O fato aconteceu em Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul. O pequeno Matheus sofria de uma doença denominada “pâncreas anular” que faz com que a pessoa vomite tudo que ingira.
Matheus foi milagrosamente curado depois que, diante de uma relíquia do Beato Carlo Acutis, pediu para “parar de vomitar”.

Vice postulador da causa de canonização relata como foi o milagre

Depois que o decreto que autorizou a promulgação do milagre atribuído à intercessão jovem Carlo Acutis foi publicado, o vice postulador da causa de canonização no Brasil, Padre Marcelo Tenório, relatou por meio do Facebook como ocorreu o milagre, na cidade de Campo Grande (MS).

“No dia 12 de outubro de 2013, na capela de Nossa Senhora Aparecida, de nossa Paróquia, no momento da Bênção com a Relíquia, aproximou-se um garoto, levado por seu avô e que sofria o drama do pâncreas anular, uma anomalia congênita rara”, que “fazia com que a criança vomitasse todo tempo o que a deixava fraca e muito abatida, pois tudo o que comia, voltava, inclusive líquido. Já andava com uma toalhinha, porque era grave a sua situação. Cada vez mais fraco, debilitado, encontraria a morte certa”, relatou o sacerdote.

Padre Marcelo continua seu relato: “Na fila para bênção, a criança ao tocar na relíquia, espontaneamente faz seu pedido: ‘para parar de vomitar’, e assim aconteceu, não vomitou mais”, relatou.
De acordo com o vice postulador, “em fevereiro de 2014, a família mandou fazer novos exames no garoto e foi-lhe constatado a plena cura”.

Como está Matheus, o miraculado pelo Beato Acutis?

Hoje, Matheus tem 9 anos e mora em Campo Grande com os avós, Solange e Elias Viana, a mãe Luciana Viana e seu irmão Ângelo, de 13 anos.

Em entrevista ao site “Campo Grande News”, a avó do menino explicou que o pâncreas anular dá uma volta no estômago causando, em alguns casos, o fechamento completo da entrada de alimento: “No caso de Matheus, o fechamento estava próximo de acontecer e nós achamos que iriamos perdê-lo”.

A mãe de Matheus, Luciana Viana, contou que, até os 4 anos, ela carregava seu filho “como um bebê no carrinho”. “Então, o Matheus é a prova viva da cura, não precisa falar mais nada”, disse.

“Eu lembro –contou Luciana– que no dia da cura, estávamos eu, Matheus e meu pai na fila, na Igreja. Meu pai pediu para pegá-lo no colo e eu expliquei o que era uma relíquia e que as pessoas beijavam e faziam um pedido. Eu expliquei que a relíquia era um pedacinho de Carlo Acutis e que ele poderia pedir o que quisesse”.

Luciana recordou que já tinha combinado com seu pai de pedirem pela cura de Matheus. “Mas como ele estava no colo, chegou na frente e disse: parar de vomitar”.

Exames posteriores comprovaram que o menino havia sido curado. Sua doença não tinha mais pâncreas anular.
Para a avó de Matheus, a família teve “duas alegrias até agora, uma quando comparamos os exames e outra com a notícia do Vaticano”.

Quem foi o Beato Carlo Acutis

Carlo Acutis nasceu em Londres em 1991. Acompanhando seus pais, ele mudou-se para a Itália e ali faleceu em 12 de outubro de 2006.

Já na sua infância descobriu o caminho espiritual de amor a Nosso Senhor Jesus Cristo e procurou sempre ter –durante sua curta vida– essa intimidade com Jesus presente na Santíssima Eucaristia. E essa relação com Jesus Eucarístico o conduziu à devoção a Nossa Senhora à qual ele também se apegou.
Essas devoções entranhadas em sua alma foram testemunhadas em sua vida diária servindo de exemplo e comprovação de que é possível a um jovem viver a santidade em nosso tempo.

Hoje, 10 de outubro de 2020, Carlo Acutis foi beatificado pela Igreja em cerimônia realizada na cidade italiana de Assis onde viveu São Francisco e local onde pediu para ser enterrado.

Como a Igreja faz para declarar uma pessoa como Beato?

Para ser declarado Beato, o candidato às glorias dos altares percorre um minucioso processo de exame de sua vida que passa por etapas que vão desde pelo reconhecimento como Servo de Deus, pelo seu reconhecimento como sendo Venerável e, então, pode ser reconhecido e declarado como Beato ou Bem-aventurado.

Depois de a Igreja declarar solenemente o Venerável como um Beato, ele é mostrado a todos os fiéis católicos como modelo de vida e intercessor diante de Deus.

Para que isto possa acontecer, o Postulador da Causa deve provar diante da Congregação para a Causa dos Santos a fama de santidade do Venerável. Por isso, ele elabora uma lista com as graças e favores pedidos a Deus pelos fiéis por intermédio do Venerável e a constatação de um milagre atribuído à intercessão dele.

O processo de examinar este “presumido” milagre se realiza na Diocese onde aconteceu o caso e onde vivem as testemunhas. E, geralmente, o Postulador da Causa apresenta um caso relacionado com a medicina que deve abarcar dois aspectos:
a) a presença de um feito (a cura) que os cientistas (os médicos) deverão atestar como um feito que vai mais além da ciência e
b) a intercessão do Venerável na realização do feito que apontaram as testemunhas do caso.

Foi assim também que aconteceu com o agora declarado Beato Carlo Acutis. (JSG)

(Foto Danielle Valentim / Campo Grande News)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas