Gaudium news > Salesianos inauguram museu dedicado a São João Bosco

Salesianos inauguram museu dedicado a São João Bosco

Os visitantes terão a possibilidade de conhecer de forma detalhada o local onde surgiu o primeiro Oratório de Dom Bosco.

Salesianos inauguram museu dedicado a Sao Joao Bosco 3

Itália -Turim (06/10/2020 13:00, Gaudium Press) Atendendo a um pedido feito durante o 27º Capítulo Geral para que os lugares salesianos se tornem especiais “para o mundo que segue o santo dos jovens”, a Família Salesiana de Turim, na Itália, inaugurou no início deste mês um museu totalmente dedicado à São João Bosco.

O ‘Museu Casa Dom Bosco’ está localizado no bairro de Valdocco, e ali os visitantes têm a possibilidade de conhecer de forma detalhada o local onde surgiu o primeiro Oratório de Dom Bosco: a Casa Pinardi.

Salesianos inauguram museu dedicado a Sao Joao Bosco 1

Escola de humanidade e santidade

A inauguração contou com a presença do Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime; da Madre geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Yvonne Reungoat; do Padre Pascual Chávez, IX sucessor de Dom Bosco; dos responsáveis ​​pelas obras arquitetônicas e de alguns embaixadores dos países latino-americanos com presença salesiana, como Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El salvador, Guatemala, México e Panamá.

Na ocasião, o Padre Ángel Fernández Artime recordou que pelos corredores da Casa Pinardi “passaram 11 pessoas que a Igreja reconhece como veneráveis, beatos ou santos. Isto significa que Valdocco foi uma escola de humanidade e santidade e queremos transmitir esta herança ao mundo”.

Salesianos inauguram museu dedicado a Sao Joao Bosco 2

A importância do Museu Casa Dom Bosco

O Reitor-Mor dos Salesianos ressaltou ainda a importância de Valdocco como guardião da memória histórica salesiana, indicando que os documentos mais importantes sobre as origens da Congregação serão transferidos do Arquivo Central para o Museu Casa Dom Bosco.

A cerimônia de abertura oficial, com o corte simbólico da faixa feito pelo Padre Ángel Fernández Artime, ocorreu no dia 4 de outubro, após uma celebração Eucarística presidida pelo Reitor-Mor na Basílica de Maria Auxiliadora.

Segundo o responsável pelo projeto do museu, Padre Cristian Besso, “a comunidade salesiana de Valdocco tem a alegria de colocar à disposição de todos vocês e do mundo inteiro esta pérola preciosa, que testemunhará a grandeza de Dom Bosco”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas