Gaudium news > Dom Rosalvo de Lima é nomeado Bispo de Itapipoca, no Ceará

Dom Rosalvo de Lima é nomeado Bispo de Itapipoca, no Ceará

O novo bispo diocesano Dom Rosalvo Cordeiro era bispo titular de Castellum Tatroportus e auxiliar na arquidiocese de Fortaleza, Ceará.

O novo bispo diocesano Dom Rosalvo Cordeiro era bispo titular de Castellum Tatroportus e auxiliar na arquidiocese de Fortaleza, Ceará.

Cidade do Vaticano (07/10/2020, 09:30, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 07 de outubro, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Antônio Roberto Cavuto ao governo pastoral da diocese de Itapipoca (CE).

Para a diocese de Itapipoca foi nomeado como novo bispo diocesano Dom Rosalvo Cordeiro de Lima que, até o momento é bispo titular de Castellum Tatroportus e auxiliar na arquidiocese de Fortaleza (CE).

A Presidência da CNBB enviou carta de saudações a Dom Rosalvo pela nomeação e manifestou seu agradecimento e gratidão a Dom Roberto Cavuto, agora bispo emérito.

Quem é o novo Bispo de Itapipoca

Dom Rosalvo Cordeiro de Lima é natural da cidade alagoana de União dos Palmares onde nasceu em 25 de janeiro de 1962.

Dom Rosalvo fez seus estudos de Filosofia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de São Paulo.

Sua ordenação sacerdotal ocorre no dia 1º de novembro de 1992, na cidade de Arujá (SP), diocese de Mogi das Cruzes.

Em 2 de fevereiro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza. Sua ordenação episcopal foi realizada em 25 de março de 2011, em Mogi das Cruzes.

O lema episcopal escolhido por Dom Rosalvo é: “Verbo Autem Tuo Laxabo Retia” (“Em atenção a tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5)).

Atualmente, dom Rosalvo é um dos bispos referenciais da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada no Regional Nordeste 1 da CNBB. Antes, o bispo atuou como referencial das pastorais sociais no Regional.

O novo bispo diocesano Dom Rosalvo Cordeiro era bispo titular de Castellum Tatroportus e auxiliar na arquidiocese de Fortaleza, Ceará.

O Bispo Emérito Dom Antônio Cavuto

Dom Antônio Cavuto, agora Bispo Emérito nasceu aos 19 de maio de 1944, e completou 75 anos no ano passado, atingindo a idade na qual se deve apresentar a renúncia, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico.

Dom Cavuto é natural de Espírito Santo do Pinhal (SP) tendo sido seus progenitores o Sr. Antônio Cavuto e dona Rosalia Oliveira Cavuto.

O novo Bispo Emérito é um Frade Franciscano Capuchinho. Fez sua profissão perpétua em 6 de junho de 1965 e sua ordenação presbiteral foi em 24 de janeiro de 1971.

Em 2 de julho de 2005 foi nomeado Bispo de Itapipoca tendo sido realizada sua ordenação presbiteral em 31 de julho do mesmo ano. Ele tem como como lema episcopal a frase: “Queremos ver Jesus”.

Nos seus 15 anos como bispo, Dom Antônio Cavuto desempenhou diversas funções no Regional Nordeste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o estado do Ceará: foi membro da Comissão do Semiárido, secretário regional e bispo referencial da Comissão para Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.
Atualmente, Dom Cavuto é o referencial da Comissão para Ação Socio-Transformadora no Regional Nordeste 1 da CNBB. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações CNBB-Foto CNBB, BlogMarioAlmeida)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas