Gaudium news > “Prêmio Ratzinger – 2020” tem dois vencedores: um francês e uma australiana

“Prêmio Ratzinger – 2020” tem dois vencedores: um francês e uma australiana

O “Premio Ratzinger é outorgado pela Fundação Joseph Ratzinger que foi criada com o objetivo de promover o estudo da obra e do pensamento de Bento XVI e de promover estudos teológicos e de disciplinas afins.

O "Premio Ratzinger" é distribuído pela Fundação Joseph Ratzinger que foi criada com o objetivo de promover o estudo da obra e do pensamento de Bento XVI e promover os estudos teológicos e de disciplinas afins.

Roma (02/10/2020, 15:50, Gaudium Press) A “Fundação Joseph Ratzinger – Bento XVI” reuniu-se na segunda-feira na Sala Marconi do Palazzo Pio, na Piazza Pia 3, em uma Conferência de Imprensa ocasião em que foram apresentados os nomes dos vencedores do Prêmio Ratzinger 2020.

Além do Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e Membro da Comissão Científica da Fundação, participou da Conferência de Imprensa o Padre Federico Lombardi, SI, Presidente do Conselho de Administração da Fundação.

Uma reunião para prestar contas da Fundação Joseph Ratzinger e anunciar os vencedores do “Prêmio Ratzinger”

O objetivo desta coletiva de imprensa –informou o Padre Lombardi– é apresentar as principais atividades da Fundação Joseph Ratzinger – Bento XVI durante este ano de 2020 e, em particular, anunciar e apresentar os dois “vencedores” do Prêmio Ratzinger 2020.

O Padre Lombardi recordou que a Fundação foi criada em 2010 com o objetivo de promover estudos e publicações sobre a obra e o pensamento de J. Ratzinger – Bento XVI e, de forma mais geral, promover os estudos teológicos e disciplinas afins.

Contudo, a iniciativa mais importante e conhecida é o Prêmio Ratzinger que já está em sua 10ª edição. Os vencedores são propostos ao Papa pelo Comitê Científico, composto por 5 membros.

O Presidente do Conselho de Administração da Fundação então anunciou que, como acontecia principalmente nas edições anteriores, este ano são dois os vencedores do Prêmio Ratzinger 2020: o francês Professor Jean-Luc Marion e a australiana Professora Tracey Rowland.

O Prêmio Ratzinger deverá ser entregue aos vencedores em 14 de novembro, no Palácio Apostólico

Com os novos vencedores, passam a ser 22 os agraciados com o Prêmio Ratzinger, oriundos de 15 países dos 5 continentes diferentes.

A entrega do Prêmio está marcada para 14 de novembro no Palácio Apostólico, como nas edições anteriores, com a presença do Papa. Em caso de cancelamento por motivo da pandemia do coronavírus ou outro motivo que leve à impossibilidade de participação dos dois vencedores, o Prémio continua a ser atribuído aos vencedores anunciados, mas os vencedores serão convidados a participar e receber o Diploma juntamente com os vencedores do Prêmio Ratzinger 2021.

Quem são os dois novos vencedores do Prêmio Ratzinger 2020

Professor Jean-Luc Marion

Prof. Jean-Luc Marion, nasceu em Paris em 1946. É filósofo e teólogo.
Estudou na École Normale Supérieure e foi aluno de Althusser, Derrida e assistente de F. Alquié.

Marion é Professor de Metafísica e lecionou inicialmente, a partir de 1981, em Nanterre (Paris X) e depois a partir de 1995, na Sorbonne (Paris IV).

As reflexões de Marion desenvolveram-se em torno de duas linhas fundamentais, a da história da filosofia e a da fenomenologia que ele aplicou também à filosofia e à história da arte. Com base nisso, Marion desenvolveu uma fenomenologia do amor e do ser como dádiva, que tem sua expressão mais completa na obra Étant donné. Essai d’une phénoménologie de la donation.

Marion é da Academia Francesa (2008), sendo autor de inúmeras publicações. Foi membro do Pontifício Conselho para a Cultura e colabora regularmente com a revista internacional Communio.

Professora Tracey Rowland

Tracey Rowland nasceu na Austrália, em 7 de julho de 1963. Estudou Direito e, em seguida, Filosofia e Filosofia Política nas Universidades de Queensland e Melbourne.
É doutora pela Universidade de Cambridge onde defendeu uma tese dobre a “relação entre a teologia do século XX e a ideia de cultura, com particular referência à filosofia de Alasdair MacIntyre e à teologia de Henri De Lubac e Joseph Ratzinger”.

De 2001 a 2017, Tracey foi Reitora do “Instituto João Paulo II para o Casamento e a Família”, em Melbourne. Nesse mesmo período obteve licenciatura e doutoramento em teologia na Universidade Lateranense de Roma.

Atualmente Rowland ocupa a “cadeira de pesquisa em Teologia de São João Paulo II” da Universidade Notre Dame, da Austrália.

Entre suas principais obras, duas são dedicadas ao pensamento de J. Ratzinger e traduzidas para diferentes línguas: “A fé de Ratzinger” e “A teologia de Bento XVI (2008).

Tracey é membro do conselho editorial da revista internacional Communio. Sua atividade de ensino e investigação abrange diferentes campos da teologia, em particular a teologia fundamental, a antropologia teológica. Ela é membro da Comissão Teológica Internacional, desde 2014. (JSG)

(Fonte: http://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2020/10/01/0500/01147.html)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas