Gaudium news > Dia Mundial das Missões: mesmo com a pandemia, as missões não param

Dia Mundial das Missões: mesmo com a pandemia, as missões não param

Os missionários estão lá, ao lado daqueles que sofrem, ainda mais com o impacto da crise global. Este é o momento favorável para a missão.

Os missionários estão lá, ao lado daqueles que sofrem, ainda mais com o impacto da crise global. Este é o momento favorável para a missão.

Cidade do Vaticano (02/10/2020, 12:00, Gaudium Press) A Congregação para a Evangelização dos Povos e os Secretariados internacionais das Pontifícias Obras Missionárias recordaram que a pandemia não fez cessar a missão da Igreja nem o caminho para o Dia Mundial das Missões.
O anúncio do Evangelho continua em todos os cantos do mundo.
Os preparativos para o Dia Mundial das Missões, que foi confirmado para o dia 18 deste mês de outubro, estão em andamento nas Igrejas locais dos cinco continentes.

Os missionários estão lá, no campo missionário, anunciando a Palavra de Deus

No primeiro dia do mês que a Igreja tradicionalmente dedica às Obras Missionárias, e por ocasião da Festa da Padroeira das Missões, Santa Teresa de Lisieux, (01 de outubro) o secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, dom Protase Rugambwa, arcebispo tanzaniano, comentou:

“Os missionários estão lá, ao lado daqueles que sofrem, ainda mais com o impacto da crise global. Este é o momento favorável para a missão: somos chamados hoje a anunciar e dar o amor de Deus, especialmente onde há sofrimento, pobreza, desespero. ”

A missão não é fruto de capacidades humanas, ela pertence a Deus: o Espírito Santo é seu protagonista

Falando do tempo de preparação para o Dia Mundial das Missões, e do compromisso garantido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) no mundo inteiro, o arcebispo Rugambwa, recordando a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, intitulada “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), afirmou que “num contexto profundamente marcado pela pandemia da Covid-19, não se deve desanimar porque a missão não é fruto de capacidades humanas, mas pertence a Deus: o Espírito Santo é seu protagonista. O Senhor toma a iniciativa, enviou seu Filho Jesus Cristo e hoje envia cada batizado”.

Colaborar de modo concreto com a ação de solidariedade missionária é um modo de ser missionário

Dom Protase Rugambwa comentou que nas dificuldades causadas pela pandemia, no mundo inteiro, a generosidade não deixou de existir.
Em todos os continentes, continua o compromisso de incentivo para a participação concreta da coleta especial de 18 de outubro que constituirá o Fundo de Solidariedade Universal que as Pontifícias Obras Missionárias recolhem todos os anos para levar adiante sua obra de apoio às Igrejas locais.

Colaborar de modo concreto com este fundo de solidariedade missionária é um modo de ser missionário, de também fazer missão.

Oração do “Terço pelas Missões” durante o mês missionário

A oração mariana do Terço, durante todo o mês de outubro missionário, transmitida pelo rádio e nas redes sociais, será rezada em milhares de comunidades, “à distância” ou “em presença”.

Em particular, em 7 de outubro na “Rádio Maria” o “Terço mundial” será transmitido simultaneamente em todas as estações da Rádio Maria no mundo, transmitido ao vivo do santuário de Kibeho, em Ruanda (país africano situado na região dos Grandes Lagos).

O Papa explicou o que é celebrar o Dia Mundial das Missões

As palavras do Papa em sua Mensagem ecoam no mundo inteiro: “Celebrar o Dia Mundial das Missões significa também reiterar que a oração, a reflexão e a ajuda material das vossas ofertas são oportunidades para participar ativamente na missão de Jesus na sua Igreja. A caridade manifestada nas coletas das celebrações litúrgicas do terceiro domingo de outubro tem por objetivo sustentar o trabalho missionário, realizado em meu nome pelas Pontifícias Obras Missionárias, que acodem às necessidades espirituais e materiais dos povos e das Igrejas de todo o mundo para a salvação de todos”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações FIDES)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas