Gaudium news > Por que o mês de outubro é dedicado ao Santo Rosário?

Por que o mês de outubro é dedicado ao Santo Rosário?

A piedosa devoção mariana de se recitar o Santo Rosário foi recomendada por inúmeros Papas e Santos ao longo da história.

Por que o mes de outubro e dedicado ao Santo Rosario 1

Redação (02/10/2023 09:43, Gaudium Press) A Igreja Católica dedica o mês de outubro ao Santo Rosário, uma piedosa prática recomenda por Nossa Senhora através de São Domingos de Gusmão e querida por inúmeros Santos ao longo da história. Mas qual é a origem desta benéfica tradição?

A Origem do Santo Rosário

Poucos sabem, mas a origem do termo Rosário está ligada aos romanos e gregos, que tinham o costume de coroar com rosas as imagens que representavam os seus deuses, como símbolo da oferta dos seus corações. Daí surgiu a palavra “rosário”, que significa “coroa de rosas”.

Sta Cecilia e S Valeriano coroa de rosas

Com base nessa tradição, as mulheres cristãs que eram levadas ao coliseu romano para serem martirizadas, utilizavam coroas de rosas em suas cabeças, simbolizando a alegria e a entrega dos seus corações a Deus. À noite, os cristãos iam até o coliseu e recolhiam essas rosas rezando os salmos pelo descanso eterno dessas mártires.

Os cristãos da época foram incentivados a rezarem este “rosário” recitando os 150 salmos de Davi. Este costume, entretanto, era praticado apenas pelos fiéis mais cultos que sabiam ler. Por conta disso, a Igreja sugeriu que os salmos fossem substituídos por 150 Ave Marias divididas em quinze dezenas. Esta prática ficou conhecida como o “Saltério da Virgem”.

O Santo Rosário e São Domingos de Gusmão

Séculos depois, em 1208, Nossa Senhora apareceu a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores (mais conhecidos como Dominicanos), e o ensinou a recitar o Santo Rosário como o conhecemos hoje em dia. Em seguida pediu para que ele divulgasse essa devoção por todo o mundo.

São Domingos de Gusmão O santo que recebeu das mãos de Nossa Senhora o Santo Rosário 1

Naquela época, o santo espanhol estava no sul da França lutando contra a heresia albigense. Através do Santo Rosário, São Domingos de Gusmão conseguiu converter inúmeros albigenses e alcançou abundantes graças.

Como surgiu a Festa de Nossa Senhora do Rosário?

No século XVI, a Europa vivia na iminência de uma invasão muçulmana. Diante disso, o Papa São Pio V recebeu uma revelação de Nossa Senhora na qual foi avisado de que os católicos venceriam a batalha contra os muçulmanos através da recitação do Santo Rosário. Confiante na promessa da Mãe de Deus, o Pontífice exortou os fiéis de toda Igreja para que rezassem o Rosário com Fé e devoção.

batalha de lepanto sao pio V nossa senhora do rosario

Cumprindo sua promessa, no dia 7 de outubro de 1571, Nossa Senhora concedeu a vitória aos católicos nesta histórica batalha naval. Em honra desta milagrosa vitória, o Papa São Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário.

Mistérios Luminosos do Santo Rosário

Ao longo dos primeiros séculos, os católicos rezaram o rosário dividido em apenas três mistérios: gozosos, dolorosos e gloriosos. Em outubro de 2002, o Papa São João Paulo II divulgou a Carta Apostólica ‘Rosarium Virginis Mariae’, através da qual presenteou a Igreja com cinco novos mistérios cheios de luz: os mistérios luminosos.

Por que o mes de outubro e dedicado ao Santo Rosario e1601652535917

“Passando da infância e da vida de Nazaré à vida pública de Jesus, a contemplação nos leva aos mistérios de Cristo e luz. Ele é ‘a luz do mundo’. Mas esta dimensão se manifesta sobretudo nos anos da vida pública, quando anuncia o Evangelho do Reino. Desejando indicar a comunidade cristã cinco momentos significativos -mistérios “luminosos”- desta fase da vida de Cristo, penso que se possam assinalar: 1º seu Batismo no Jordão; 2º sua auto-revelação nas bodas de Caná; 3º seu anúncio do Reino de Deus convidando a conversão; 4º sua transfiguração; 5º instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal”, afirma o Pontífice no documento.

Promessas de Nossa Senhora aos que rezarem o Santo Rosário

Aos católicos que recitarem o Santo Rosário, Nossa Senhora fez as seguintes promessas:

1. Aqueles que rezarem com enorme Fé o Rosário receberão graças especiais;

2. Prometo minha proteção e as maiores graças aos que rezarem o Rosário;

3. O Rosário é uma arma poderosa para não ir ao inferno: destrói os vícios, diminui os pecados e nos defende das heresias;

4. Receberá a virtude e as boas obras abundarão, receberá a piedade de Deus para as almas, resgatará os corações das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevará em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificarão por meio do Rosário;

5. A alma que se encomendar a mim no Rosário não perecerá;

Francisco apresentou uma reflexão sobre o episódio dos “discípulos de Emaús”, e pediu que todos leiam o Evangelho e rezem o terço para não ser paralisado pela desilusão.

6. Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna;

7. Aquele que for verdadeiro devoto do Rosário não perecerá sem os Sagrados Sacramentos;

8. Aqueles que rezarem com muita Fé o Santo Rosário, em vida e na hora de sua morte, encontrarão a luz de Deus e a plenitude de sua graça, na hora da morte participarão do paraíso pelos méritos dos Santos;

9. Livrarei do purgatório àqueles que rezarem o Rosário devotamente;

10. As crianças devotas ao Rosário merecerão um alto grau de Glória no céu;

Papa Francisco rezando o Terço

11. Obterão tudo o que me pedirem mediante o Rosário;

12. Aqueles que propagarem meu Rosário serão assistidos por mim em suas necessidades;

13. Meu filho concedeu-me que todo aquele que se encomendar a mim ao rezar o Rosário terá como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte;

14. São meus filhinhos aqueles que recitam o Rosário, e irmãos e irmãs de meu único filho, Jesus Cristo;

15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de profecia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas