Gaudium news > Campanha Missionária 2020 começa em 1º de outubro com programação especial

Campanha Missionária 2020 começa em 1º de outubro com programação especial

O caminho missionário da Igreja deve continuar seguindo a luz da palavra de Isaías: ‘Eis-me aqui, envia-me’ (Is 6, 8)”.

O caminho missionário da Igreja deve continuar seguindo a luz da palavra de Isaías: ‘Eis-me aqui, envia-me’ (Is 6, 8)".
Redação (29/09/2020, 15:00, Gaudium Press) “Neste ano, marcado pelas tribulações e desafios causados pela pandemia do covid-19, este caminho missionário de toda a Igreja continua à luz da palavra que encontramos na narração da vocação do profeta Isaías: «Eis-me aqui, envia-me» (Is 6, 8)”, escreveu o Papa Francisco em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2020.

Na próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, dia de Santa Teresinha, padroeira das missões, será iniciado em todo o Brasil o mês missionário.

Neste ano, marcado pelas tribulações e desafios do covid-19, o caminho missionário de toda a Igreja continua

A propósito dessa comemoração que são realizadas em todo o mundo católico, o Papa Francisco disse em sua Mensagem escrita para o Dia Mundial da Missões:

“Neste ano, marcado pelas tribulações e desafios causados pela pandemia do covid-19, o caminho missionário de toda a Igreja continua à luz da palavra que encontramos na narração da vocação do profeta Isaías:
‘Eis-me aqui, envia-me’ (Is 6, 8)”.

No Brasil, a abertura deste período missionário especial será realizada no Santuário de Aparecida

A abertura das celebrações para este período missionário especial será realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida com uma missa a ser celebrada por Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Missionária da CNBB. Esta celebração eucarística será realizada às 9h do dia primeiro e será transmitida pela de TV Aparecida e pelas redes sociais das Pontifícias Obras Missionárias, POM.

Já antecedendo esta abertura no Santuário de Aparecida, as Pontifícias Obras Missionárias organizam na segunda-feira, 28 de setembro, uma Live de Lançamento da Campanha Missionária, através do Facebook das POM. Participaram dessa live o bispo Dom Odelir José Magri, Irmã Maria Inês Ribeiro, presidente da CRB, e Pe. Maurício Jardim, diretor das POM no Brasil.

Dia Mundial das Missões: expressão fraterna dos fiéis, através da oração e colaboração com o Fundo Universal de Caridade

Convocado pelo Papa Francisco, o Dia Mundial das Missões é celebrado no penúltimo final de semana de outubro (17 e 18), e pretende ser uma expressão fraterna de todos os fiéis, através da oração e da colaboração para com o Fundo Universal de Caridade, que mantém projetos nas áreas da saúde, educação, obras sociais, hospitais, leprosários, asilos, orfanatos, atendimentos à família e formação missionária em todo o mundo.

No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias organizam durante o mês de outubro a Campanha Missionária que tem como objetivo promover a animação e cooperação com os territórios de missão nos cinco continentes.

No ano de 2019, a Igreja do Brasil contribuiu com o Fundo Universal de Caridade com a doação de um total de R$ 8.854.027,17.

A coleta missionária é realizada no penúltimo final de semana de outubro, no Dia Mundial das Missões

No Brasil, todas as arquidioceses, dioceses e prelazias já receberam subsídios para a participação da animação missionária: novena, cartazes, orações e envelopes a serem utilizados na coleta missionária. A coleta missionária é realizada no penúltimo final de semana de outubro, no Dia Mundial das Missões.

A oferta do Dia Mundial das Missões é destinada a ajudar o Papa na obra de Evangelização nas Igrejas particulares (Obra da Propagação da Fé), na Obra São Pedro Apóstolo para a formação do clero local.

O resultado da coleta é também destinado a ajudar o Pontífice na educação de uma consciência missionária das crianças e adolescentes, Obra da Infância e Adolescência Missionária e por fim ajuda o Papa na formação missionária da fé dos cristãos a denominada Pontifícia União Missionária.

Do resultado obtido com essa coleta, 80% são destinados à Congregação para a Evangelização dos Povos, em Roma. Essa Congregação Romana mantém 1.050 Igrejas particulares, nas periferias mais necessitadas do mundo.
Os demais 20% restantes ficam no Brasil e são destinados para a ajuda às Obras Missionárias e a projetos locais. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas