Gaudium news > Santa Sé divulga o tema da Jornada Mundial das Comunicações 2021

Santa Sé divulga o tema da Jornada Mundial das Comunicações 2021

O tema escolhido pelo Papa Francisco foi: “’Vinde ver’ (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”.

PapaFrancisco AudienciaGeneral 12agosto2020 VaticanMedia

Cidade do Vaticano (29/09/2020 09:00, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na manhã desta terça-feira, 29, o tema da mensagem do Papa Francisco para o 55ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais que será celebrado em maio de 2021. O tema escolhido pelo Pontífice foi: “’Vinde ver’ (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”.

Tradicionalmente a Mensagem do Papa para esta ocasião é publicada na festividade de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, dia 24 de janeiro, e a Jornada Mundial das Comunicações Sociais é celebrada sempre no domingo que antecede a festa de Pentecostes.

“’Vinde ver’ (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”

O tema, “Vinde ver”, é inspirado no Evangelho de São João (1, 43-46). Essas “palavras do apóstolo Filipe são centrais no Evangelho: o anúncio cristão, ao invés de palavras, é feito de olhares, testemunhos, experiências, encontros e proximidade”, diz a nota do Vaticano. Como complemento ao tema se escolheu o seguinte subtítulo: “Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”.

O texto ressalta que “no transcurso histórico que estamos vivendo, em um tempo que nos obriga à distância social por causa da pandemia, a comunicação pode tornar possível a proximidade necessária para reconhecer o que é essencial e compreender verdadeiramente o significado das coisas”.

Utilizar todos os meios de comunicação para alcançar as pessoas

A nota explica também que “não conhecemos a verdade se não a experimentamos, se não encontramos as pessoas, se não participamos de suas alegrias e tristezas”. Citando um velho ditado “Deus te encontra onde você está”, destaca que “pode ser um guia para aqueles que trabalham nos meios de comunicação na Igreja”.

“No chamado dos primeiros discípulos, com Jesus que vai ao seu encontro e os convida a segui-lo, vemos também o convite para utilizar todos os meios de comunicação, em todas as suas formas, para alcançar as pessoas como são e onde vivem”, conclui o comunicado.

Sao Filipe apostolo

Evangelho  de São João

A citação evangélica na qual o Pontífice se inspirou para a escolha é a seguinte: “No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galileia. Encontra Filipe e diz-lhe: ‘Segue-me”. Filipe era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro. Filipe encontra Natanael e diz-lhe: ‘Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José. Respondeu-lhe Natanael: ‘Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?’ Filipe retrucou: ‘Vinde ver’”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas