Gaudium news > Menina Benigna: cerimônia de Beatificação foi adiada pelo Vaticano para 2021

Menina Benigna: cerimônia de Beatificação foi adiada pelo Vaticano para 2021

As cerimonias de Beatificação de Benigna estavam marcadas para ocorrer no dia 21 de outubro deste ano; mas tiveram que ser adiadas por causa da pandemia do coronavírus e ainda não tem data para serem realizadas.

As cerimõnias de Beatificação de Benigna estavam marcadas para ocorrer no dia 21 de outubro deste ano; mas tiveram que ser adiadas por causa da pandemia do coronavírus e ainda não tem data para realizado.

Santana do Cariri – Ceará (25/09/2020, 25/09/2020, 17:30, Gaudium Press) A primeira cerimônia de Beatificação da história do Ceará deveria ser realizada no próximo dia 21 de outubro deste ano. No entanto, em razão do pandemia do coronavírus foi adiado para 2021 e ainda não foi determinada a data a ser realizada.

A determinação do adiamento partiu de autoridades da Congregação para a Causa dos Santos e comunicada pelo Vaticano à Diocese do Crato. Uma determinação do Vaticano quando ao adiamento da Beatificação já era esperada devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19.

A nova Beata Benigna Cardoso da Silva tinha 13 anos quando foi brutalmente assassinada aos 13 anos de idade em Santana do Cariri. Martirizada por defender a virtude da pureza e por ser profundamente religiosa ela foi logo reconhecida por toda a região como sendo uma santa.

A possibilidade de o processo de Beatificação ser adiado pelo Vaticano já havia sido cogitada pelos membros da comissão encarregada da preparação da cerimônia da Beatificação

De acordo com o Padre Paulo Lemos, pároco na pequena cidade de Santana do Cariri, apenas a decisão do adiamento para 2021 foi informada, não havendo ainda uma determinação quanto à data em que a cerimônia deve ocorrer concretamente.

A possibilidade de o processo de Beatificação ser adiado pelo Vaticano já havia sido cogitada pelos membros da comissão encarregada da preparação das cerimônias da Beatificação da Menina Benigna, como é conhecida entre os fiéis da região.
Já em uma entrevista concedida ao jornal “O POVO”, em julho deste ano, o padre Lemos havia informado que a Diocese do Crato aguardava por uma sinalização de Roma, depois que cerimônias semelhantes terem sido adiadas em várias regiões do mundo para evitar aglomerações.

A Beatificação é uma das etapas do processo de Canonização. Ao ser conferido o título de Beata a uma pessoa a Igreja reconhece a fama e o testemunho de santidade de alguém que viveu na prática das virtudes e morreu em odor de santidade, heroicamente vivido. A fase seguinte à Beatificação é a canonização e, então a Menina Benigna poderá ser reconhecida e declarada como a primeira santa cearense.

As cerimõnias de Beatificação de Benigna estavam marcadas para ocorrer no dia 21 de outubro deste ano; mas tiveram que ser adiadas por causa da pandemia do coronavírus e ainda não tem data para realizado.

A Menina Benigna já é reconhecida há muito tempo como exemplo e modelo para os fiéis, sobretudo para as jovens

A história da futura Beata nos conta que a menina Benigna Cardoso da Silva foi brutalmente assassinada, em 1941, aos 13 anos de idade, por defender sua pureza recusando os assédios e as propostas imorais que o indivíduo Raul Alves lhe propunha. Dirigindo-se a um local pouco frequentado para buscar água, a menina foi abordada pelo criminoso que, vendo recusados seus contínuos intentos, sacou um facão e desferiu golpes que mutilaram seu corpo e a levaram à morte.

A brutalidade do crime chocou a população da cidade. Sua reconhecida prática religiosa e a forma que morreu, defendendo a pureza e a virgindade, fizeram com que logo as pessoas da região a vissem como santa e a considerassem como exemplo e símbolo de castidade.

Uma imagem foi levantada em sua homenagem próximo ao local onde ela foi martirizada e são contínuos os eventos religiosos e romarias que acontecem cada vez com mais frequência.
A Menina Benigna recebe pedidos de intercessão, inspira promessas e muitos vão Santana do Cariri agradecer a graças alcançadas. (JSG)

(Fotos: O POVO e CNBB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas