Gaudium news > Pela primeira vez, a mídia de Cuba transmite a festa religiosa da Virgem da Caridade

Pela primeira vez, a mídia de Cuba transmite a festa religiosa da Virgem da Caridade

1024px Havana Cathedral

Redação (10/09/2020 16:07, Gaudium Press) A televisão cubana transmitiu a solene Eucaristia em honra da Nossa Senhora da Caridade, padroeira de Cuba, celebrada na manhã do dia 8 de Setembro, no seu santuário em El  Cobre, um vilarejo próximo à cidade de Santiago de Cuba. Até então, nenhum evento religioso era transmitido pela mídia governamental de Cuba. Por isso, esse gesto é considerado como o começo de uma nova era.

A missa, presidida pelo Arcebispo Dionisio García de Santiago de Cuba, foi transmitida à tarde por um dos canais estatais da televisão cubana, num espírito de colaboração entre a Igreja e o Estado para que o ato religioso pudesse atingir o maior número possível de fieis durante a pandemia do Covid-19.

O próprio Prelado havia explicado semana passada que, para as celebrações planejadas para a festa de Nossa Senhora, seriam adotadas as medidas preventivas devido à pandemia. De fato, apenas um pequeno grupo de fieis assistiu à missa na Basílica de El Cobre.

Desde o último domingo, até mesmo as rádios das províncias transmitiam as orações dos bispos de cada diocese, como um ato de veneração à Nossa Senhora da Caridade, proclamada Padroeira de Cuba pelo Papa Bento XV em 1916. Todos os anos, milhares de cubanos devotos da sua Padroeira comparecem a esta festa.

Ela é também conhecida como a “Virgem Mambisa”, venerada pelos cubanos que lutaram pela independência de Cuba que, segundo a história, levaram a sua imagem aos campos de batalha.

Com informações de Fides.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas