Gaudium news > Necessidade do Sacramento da Confissão

Necessidade do Sacramento da Confissão

Nunca devemos nos fechar diante do divino poder de Jesus de perdoar nossos pecados.

Artgate Fondazione Cariplo Molteni Giuseppe La confessione

Redação (04/09/2020 14:57, Gaudium Press) Diz-se em latim assueta vilescunt, ou seja, o uso frequente de algo quase sempre acaba em desgaste. E não importa qual seja a magnitude do objeto usado e nem mesmo sua substância. Por exemplo, nada há de mais banal para nós do que o dia a dia do curso solar, entretanto, Santo Agostinho o considera como um dos milagres naturais de Deus. Até os milagres sobrenaturais não escapam a essa regra.

Há cerca de dois mil anos, o Sacramento da Confissão está à disposição de qualquer penitente; contudo, perdemos com facilidade a noção da misteriosa grandeza do perdão que através dele recebemos. A própria noção da gravidade do pecado facilmente se evanesce em nós, quando são insuficientes nossa vigilância e nossa vida de piedade.

Com efeito, a tendência do tíbio é esfriar-se na prática da virtude, estancar-se em seu progresso. Por não tomar a sério o pecado venial, sua vontade se debilita, conduzindo-o a um paulatino e progressivo abandono da oração e, por fim, à queda no pecado grave. Este mal é recriminado pelo Senhor: “Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te” (Ap 3, 15-16).

Solução para a tibieza

Buscar Jesus, mesmo que seja através do auxílio de outros. Onde poderá melhor encontrá-Lo uma alma tíbia? Na Confissão frequente, feita com amor e seriedade; nela, além do benefício do nosso arrependimento, operará em nós a própria força de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quem aplicar assim este método jamais será apanhado por uma terrível enfermidade.

Pode o homem perdoar pecados?

Só a Deus cabe perdoar os pecados, conforme se encontra na Escritura: “Sou Eu, Eu mesmo, que cancelo tuas culpas por minha causa e já não Me lembrarei de teus pecados” (Is 43, 25). Nenhum juiz poderia arrogar-se a faculdade de perdoar qualquer pecado, pois este consiste numa ofensa feita a um Ser infinito, eterno, etc., e quem o comete contrai uma culpa também infinita.

No entanto, Jesus para tornar claro que o poder de perdoar pecados Ele o possuía também como Homem, não Se chamou a Si próprio “Filho de Deus”, e sim “Filho do Homem”. De fato, “Ele prova que é Deus não com argumentos, mas com a obra, quando revela aos escribas e fariseus o que estão pensando: ‘Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: Por que pensais assim em vossos corações? ’”.

Portanto, Nosso Senhor Jesus Cristo não Se referiu a este poder enquanto seu detentor no Céu — pois o possui desde toda a eternidade —, mas “na Terra”, “demonstrando que também como Homem perdoa pecados”.

O exegeta Maldonado conclui ainda: “Da mesma maneira que o poder de perdoar os pecados foi comunicado à humanidade de Cristo por sua divindade, também de Cristo-Cabeça derivou para os membros que Ele quis, isto é, para os sacerdotes”. Ou seja, este poder de perdoar os pecados Ele mesmo conferiu aos seus sacerdotes.

Por que confissão?

A fim de alimentar nossa piedade em matéria tão importante, transcrevemos abaixo um belo episódio ocorrido com Santa Margarida de Cortona pouco depois de sua sincera conversão.

O próprio Nosso Senhor a instruía e lhe manifestava muita intimidade e amor. Um dia, repleta da confiança, a Santa “perguntou-Lhe quando O contentaria para que lhe concedesse o título de Filha em vez do de Pobrezinha, com o qual frequentemente a nomeava. O Senhor respondeu que ela ainda não era digna de tal nome, porque era filha do pecado; mas quando tivesse purificado a alma com uma Confissão geral de suas culpas, seria considerada no número de suas filhas diletas. […]

Para isso ela se preparou por alguns dias, nos quais jejuou com novo rigor de penitência e fez outros exercícios espirituais, procurando neste tempo fazer intensos atos de contrição. Depois se apresentou aos pés do confessor e durante oito dias lhe expôs ordenadamente todos os seus erros, com tanta compunção e profusão de lágrimas que bem se via o quanto estava verdadeiramente arrependida de todos os seus pecados.

Ordenou-lhe o confessor, então, […] que se aproximasse da Mesa Sagrada, agradecendo humildemente ao Senhor por haver sido reconciliada, através do Sacramento da Penitência. Obedecendo prontamente, tirou o véu e com uma corda ao pescoço se aproximou do altar para receber o Pão dos Anjos, com grande sentimento de devoção e extraordinário amor, pleno de piedade. […]

Agradou tanto ao Senhor o devoto afeto de sua serva que, neste momento, fez ressoar no fundo de sua alma aquela voz terníssima, tão suspirada por ela: ‘Minha filha’. Ouvindo tão doce palavra, Margarida foi tomada de superabundante júbilo de espírito […], gozando de suavíssimo êxtase. Voltando a si, apesar de não poder ainda falar direito, foi ouvida a dizer assim: ‘Oh, infinita e suma doçura de Deus; ó dia feliz que Cristo me prometeu; ó palavra cheia de toda ternura, quando Vos dignastes chamar-me vossa filha!’”.

Texto extraído, com adaptações, do livro O inédito sobre os Evangelhos vol IV

Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas