Gaudium news > Bispos da Polônia: o ensino da religião é importante na escola e na catequese da paróquia

Bispos da Polônia: o ensino da religião é importante na escola e na catequese da paróquia

Para Conferência Episcopal da Polônia, tanto o ensino religioso na escola quanto a catequese na paróquia são necessários.

Para Conferência Episcopal da Polônia, tanto o ensino religioso na escola quanto a catequese na paróquia são necessários.

Varsóvia – Polônia (26/08/2020, 12:40 – Gaudium Press) A propósito o início do novo ano letivo escolar na Europa, o site do episcopado polonês divulgou declarações da Comissão para a Educação da Conferência Episcopal da Polônia na qual está afirmado que “é necessário tanto o ensino da religião na escola quanto a catequese na paróquia”.

O texto do documento está assinado por Dom Brand Mendyka, presidente da Comissão para a Educação.

Para Conferência Episcopal da Polônia, tanto o ensino religioso na escola quanto a catequese na paróquia são necessários.

Os primeiros catequistas são os pais

Ao recordar os 30 anos do retorno da religião às escolas na Polônia que aconteceu logo depois da queda do regime comunista, a Comissão para a Educação agradeceu, antes de tudo, aos pais pela colaboração e pelo apoio nestes anos.

O documento enfatiza como os pais foram e continuam sendo “os primeiros e insubstituíveis catequistas dos seus filhos”, e pede mais apoio deles no futuro. Ele recorda que, com o retorno da religião às escolas, “os pais receberam apoio nessa missão de primeiros catequistas, e continua sendo assim até hoje. As aulas de religião servem para aprofundar o conhecimento religioso, ajudar a moldar atitudes inspiradas no Evangelho e, em certa medida, também preparam para os sacramentos”.

O ensino religioso nas escolas leva o conhecimento da religião a um público mais amplo

Segundo a Comissão, a decisão tomada em 1990 que levou novamente a religião para as escolas, “não aconteceu devido ao enfraquecimento do papel catequético da paróquia” mas, acabou dando “a possibilidade de acesso ao ensino da religião a um público mais amplo”.

Destacando a diferença entre o ensino religioso na escola e a catequese na paróquia, a Comissão Episcopal também sublinhou sua complementaridade. Ambos são necessários: “a relação entre eles é de complementaridade e diferenciação”.

Na escola, “a forma como as aulas são organizadas”, explica o texto, “faz delas uma oferta diversificada para todos”. As aulas de religião, de fato, –explica a Comissão–, além de dar aos estudantes a oportunidade de fazer perguntas e encontrar respostas, permitem aos crentes adquirir informações necessárias para que a fé “seja firmemente enraizada”.

Por outro lado, as aulas de religião ministradas nas escolas “são, para os que não creem, evangelizadoras, e ajudam a encontrar e a compreender os aspectos religiosos na história e na cultura”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas