Gaudium news > Carta original de São João Bosco é encontrada em Pernambuco

Carta original de São João Bosco é encontrada em Pernambuco

Na missiva, datada de 30 de setembro de 1885 e endereçada ao Padre Giordano, São João Bosco trata sobre o apostolado salesiano no Brasil, sendo um importante relato histórico.

São João Bosco e a peste de cólera

Pernambuco – Recife (20/08/2020 09:00, Gaudium Press) Uma carta original escrita por São João Bosco, fundador dos salesianos e padroeiro da juventude, foi encontrada no Arquivo Inspetorial do Recife, em Pernambuco.

Conteúdo da carta revela o empenho missionário de São João Bosco

O escrito, que se encontrava entre uma série de documentos e fotografias do arquivo, foi guardado em um relicário. Na missiva, datada de 30 de setembro de 1885 e endereçada ao Padre Giordano, São João Bosco trata sobre o apostolado salesiano no Brasil, sendo um importante relato histórico.

Carta original de Sao Joao Bosco e encontrada em Pernambuco 1

Outras relíquias guardadas pela inspetoria salesiana do Recife

A Inspetoria do Recife explica que “esta relíquia se soma a outras relíquias extraordinárias que nossa Inspetoria conserva com singular afeto: o cálice e a patena usados ​​por Dom Bosco, símbolos da primeira fonte de toda a sua atividade educativa; uma estola sacerdotal, sinal da sua vocação e santidade vivida até ao último suspiro em favor dos jovens e, agora, a carta que revela o empenho missionário de sua obra que chegou a nós pela providência divina”.

Carta original de Sao Joao Bosco e encontrada em Pernambuco 2

Confira a íntegra desse importante documento

Caríssimo P. Giordano,

É com grande prazer que seus companheiros e eu recebemos suas cartas e as lemos nestes exercícios espirituais. Seus escritos sempre serão apreciados quando você os enviar.

Certamente você deve ter muitas dificuldades, especialmente no início de uma missão tão extensa como a de São Paulo, não é?

Deve, portanto, trabalhar muito para buscar companheiros e fazer vocações. Asseguram-me que estas são muito raras; portanto, se você conseguir descobrir alguma, deverá fazer todo o esforço e toda despesa que nos seja possível para conseguir.

Aqui temos muitas, porém se pudesse me mandar algumas centenas nos agradaria, procuraríamos instruí-los e mandá-los de volta, aptos a auxiliá-lo nas missões até o Mato Grosso.

Nos próximos exercícios ou em outras ocasiões em que você puder falar com nossos coirmãos, poderá dizer que fui informado de que o trabalho é grande e o número de trabalhadores é escasso, mas oraremos e a ajuda de Deus não deixará de prover quantos forem necessários.

Carta original de Sao Joao Bosco e encontrada em Pernambuco 3

Estou aqui em S. Benigno com 160 noviços que se preparam para fazer os votos. Os pregadores são o P. Francesia e o P. Lemoyne, que repetidamente falam de você e de teus companheiros.

O mesmo número teve o grupo anterior, mas aqueles já estão designados para começar seu noviciado regular na próxima semana.

Adeus, meu sempre querido Padre Giordano, cuide da santidade. O Senhor te abençoe e abençoe nossos irmãos que trabalham com você e ganham muitas almas no céu. Saúde a todos por mim e diga a eles que todos os dias na Santa Missa rezo a Jesus e Maria para que nos ajudem a ganhar muitas almas e um dia sermos felizes no tempo e na bendita eternidade. Amém.

Todos os nossos coirmãos o saúdam e rezam por você. Ore incessantemente pelo Vosso

S. Benigno, 30 de setembro de 1885.

Atenciosamente, seu amigo em J. C.

Sac. GIO. BOSCO.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas