Gaudium news > Festa de Nossa Senhora Achiropita chega a sua 94ª edição

Festa de Nossa Senhora Achiropita chega a sua 94ª edição

Localizada no bairro da Bela Vista (Bixiga), em São Paulo, a Paróquia Nossa Senhora Achiropita é a única no Brasil dedicada a esta invocação mariana.

Festa de Nossa Senhora Achiropita

São Paulo (17/08/2020 09:00, Gaudium Press) A tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita chega neste mês de agosto a sua 94ª edição. Localizada no bairro da Bela Vista (Bixiga), em São Paulo, a Paróquia Nossa Senhora Achiropita é a única no Brasil dedicada a esta invocação mariana.

Imagem de Nossa Senhora Achiropita

História de Nossa Senhora Achiropita

A história dessa devoção italiana se origina no ano de 580, quando um capitão, ao enfrentar uma terrível tempestade em alto mar, pediu socorro a Mãe de Deus, prometendo-lhe, caso fosse salvo junto de sua tripulação, construir um santuário em homenagem a Nossa Senhora.

Após alcançar a graça, foi cumprir sua promessa, para isso contratou um artista para pintar a imagem de Nossa Senhora, mas tudo o que era pintado durante o dia, desaparecia à noite. Foi então que colocaram um vigia para impedir que a pintura fosse danificada.

Nossa Senhora Achiropita

Significado de Achiropita

Em certa noite, uma bela mulher apareceu com seu filho no colo pedindo para entrar e rezar. O vigia permitiu, mas após um tempo, vendo que a mulher demorava resolveu verificar o que estava acontecendo. Assim que ingressou na igreja viu a imagem da mulher e do menino estampadas no quadro.

Impressionado com o feito, o vigilante saiu pelas ruas gritando: “Nossa Senhora Achiropita! Nossa Senhora Achiropita!”. ‘Achiropita’ significa ‘não pintada por mãos humanas’.

Devoção de Nossa Senhora Achiropita no Brasil

A devoção a Nossa Senhora Achiropita chegou ao Brasil no século XIX através dos imigrantes italianos. Sentindo a falta da ‘Madonna’, modo carinhoso pelo qual chamam a Mãe de Deus, mandaram fazer uma réplica da imagem, que ficou pronta em 1904 e veio no porão de um navio dentro de um caixote de cebolas.

festa de nossa senhora achiropita bixiga

Primeira festa de Nossa Senhora Achiropita

Chegando ao seu destino final, por não ter ainda uma igreja dedicada a ela, a imagem era custodiada na casa dos próprios italianos. Em 1910 foi feito um altar na rua, e se organizou a primeira festa de Nossa Senhora Achiropita, na qual, contando com a participação e doação dos devotos, se conseguiu arrecadar dinheiro suficiente para se construir a igreja.

Quando ocorre a festa de Nossa Senhora Achiropita?

Tradicionalmente a festa ocorre no mês de agosto. Cerca de mil e duzentos voluntários trabalham durante o ano inteiro na organização do evento, que reúne por volta de 250 mil pessoas. Durante os festejos, além dos tradicionais pratos italianos, são celebradas Santas Missas, realizadas novenas e de hora em hora é dada uma bênção aos devotos de Nossa Senhora Achiropita.

Festa de Nossa Senhora Achiropita 2

“O objetivo da festa sempre foi fazer alguma coisa de bom. Primeiro, a construção da igreja, a pintura da igreja, e hoje são as obras sociais. Temos hoje uma obra que atende mais de mil pessoas diariamente. Tudo isso com a renda da festa”, explica Maria Emília Moitinho, relações públicas da festa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas