Gaudium news > Qual a origem da invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem?

Qual a origem da invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem?

A invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem tem origem nos templos bíblicos, quando a Mãe de Deus, em pelo menos quatro momentos realizou viagens para cumprir com a vontade de Deus.

Qual a origem da invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem

Redação (14/08/2020 11:00, Gaudium Press) A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem é muito comum sobretudo no Brasil e em Portugal. Para os portugueses ela sempre foi considerada a padroeira dos navegantes, já para os brasileiros ela se tornou a protetora dos viajantes, romeiros e peregrinos. Mas qual é a origem desta devoção que é tão invocada pelos fiéis que pretendem empreender alguma viagem?

Origem da invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem

A invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem tem origem nos templos bíblicos, quando a Mãe de Deus, em pelo menos quatro momentos realizou viagens para cumprir com a vontade de Deus.

Nossa Senhora da Boa Viagem 3

As viagens de Nossa Senhora

A primeira destas viagens foi feita à sua prima Santa Isabel, mãe de São João Batista (Lucas 1, 39-80). A segunda ocorreu por ocasião do recenseamento, quando Nossa Senhora, aos nove meses de gestação, empreendeu viagem de Nazaré até Belém (Lucas 2). A terceira foi a fuga da Sagrada Família para o Egito, fugindo da fúria de Herodes (Mateus 2, 13-15). E a quarta, foi quando a Sagrada Família voltou do Egito para Nazaré, após a morte de Herodes (Mateus 2, 19-23).

A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem

Por conta dessas viagens empreendidas por Nossa Senhora com espírito de Fé, amor, paciência e coragem, apesar de todos os riscos, foi que a Mãe de Deus recebeu o título de Nossa Senhora da Boa Viagem. Assim ela se tornou a padroeira de todos os viajantes, que sempre pedem o seu auxílio e proteção durante suas viagens.

Nossa Senhora da Boa Viagem a Estrela do Mar

Nossa Senhora da Boa Viagem, a Estrela do Mar

Nossa Senhora da Boa viagem também é invocada como “Estrela do Mar”. Essa invocação se tornou muito popular entre os pescadores, que lhe pediam orientações para guiar seus barcos. Como prova desta devoção, muitos pescadores gravavam o nome dessa invocação nas popas de seus barcos e preparavam um nicho para ela no castelo da proa, a frente do qual penduravam uma lâmpada, simbolizando a luz de Nossa Senhora iluminando o caminho.

Como a devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem chegou ao Brasil?

A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem chegou ao Brasil através dos descobridores portugueses, que em meio aos perigos e solidão do mar, invocavam a Mãe de Deus, pedindo que os livrassem da morte e os conduzissem ao bom porto.

Nossa Senhora da Boa Viagem

Nossa Senhora da Boa Viagem: Padroeira de Belo Horizonte

Desde o ano de 1932 Nossa Senhora da Boa Viagem é considerada a padroeira de Belo Horizonte (MG). Título mais tarde oficializado pelo Papa Pio XII, a pedido do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. Sua festa ocorre entre os dias 6 e 15 de agosto. Ao longo deste período são realizadas novenas, Missas, peregrinações e uma procissão luminosa.

Caminhada com Maria

Uma tradição que ocorre todo ano durante a festa da padroeira de Belo Horizonte, é a Caminhada com Maria. Sua origem ocorreu no ano de 1988, no encerramento do Ano Mariano, quando o Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo decidiu em uma reunião com representantes de diversos movimentos marianos que, além da novena, realizada na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, se faria também uma caminhada na qual seriam visitadas as 15 igrejas com o nome de Nossa Senhora. Desde então este evento ocorre anualmente reunindo devotos de toda Arquidiocese.

Nossa Senhora da Boa Viagem 2

Santuários de Nossa Senhora da Boa Viagem

O santuário mais antigo dedicado a Nossa Senhora da Boa Viagem foi construído na província portuguesa de Arrabia, próxima de Lisboa, no ano de 1618. A primeira capela brasileira dedicada a esta invocação mariana foi construída na Praia de Boa Viagem, em Salvador, Bahia.

História do Santuário de Nossa Senhora da Boa Viagem em Belo Horizonte

A Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem foi construída no século 18, para receber a imagem de mesma invocação, proveniente de Portugal. O templo ficava na rota dos tropeiros que exploravam o interior do Brasil em busca de riquezas. Ao redor dessa pequena capela, formou-se o Arraial Curral Del Rey, povoado que deu origem à Capital Mineira. Com o crescimento do povoado e da devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem, foi edificada uma igreja maior, posteriormente demolida para a construção de Belo Horizonte. O atual templo foi concluído em 1923 e está onde, no passado, a primeira Igreja foi erguida, o marco zero de Belo Horizonte.

Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem Belo Horizonte MG

Oração a Nossa Senhora da Boa Viagem

“Virgem Santíssima, Senhora da Boa Viagem, esperança infalível dos filhos da Santa Igreja, sois guia e eficaz auxílio dos que transpõem a vida por entre perigos do corpo e da alma. Refugiando-nos sob o vosso olhar materno, empreendemos nossas viagens, certos do êxito que obtivestes quando vos encaminhastes para visitar vossa prima Santa Isabel. Em constante crescimento na prática de todas as virtudes transcorreu a vossa vida, até o sublime momento de subirdes gloriosa para os céus. Nós Vos suplicamos, pois, ó Mãe querida: velai por nós, amados filhos vossos, alcançando-nos a graça de seguir os vossos passos, assistidos por Jesus e São José, na peregrinação desta vida e na hora derradeira de nossa partida para a eternidade. Amém”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas