Gaudium news > “Deus se revela no silêncio”, afirma reitor do Santuário de Fátima

“Deus se revela no silêncio”, afirma reitor do Santuário de Fátima

Padre Carlos Cabecinhas ressaltou que “é no silêncio, nas pequenas coisas, nos pequenos ‘nadas’, que compõem o nosso dia a dia, que Deus se revela”.

“Deus se revela no silêncio” afirma reitor do Santuário de Fátima

Portugal – Fátima (10/08/2020 12:00, Gaudium Press) No último domingo, 09 de agosto, o reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, presidiu a Santa Missa no templo mariano.

Em sua homilia, o sacerdote abordou o tema da Fé de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente no Evangelho do dia. “Esta Fé que se manifesta na confiança, que se alimenta na oração e que vive atenta aos sinais da presença de Deus nas nossas vidas, encontra expressão na confiança em Jesus Cristo”, exortou.

A imagem da barca como representação da Igreja e de cada um de nós

Ao tratar sobre a figura da barca, Padre Cabecinhas explicou que na tradição cristã, a imagem da barca sempre foi utilizada para se referir a figura “Igreja em sua caminhada histórica, que ora navega em águas calmas, ora experimenta as tempestades”. Desta forma, o texto do Evangelho “foi lido, através dos tempos, como um convite à confiança em Jesus, que nunca abandona a sua Igreja”.

Imagem da barca de jesus na tempestade

Entretanto, esse termo presente no Evangelho, pode ser aplicado “a cada um de nós, a cada cristão, que faz também a experiência das tempestades, dos perigos de naufrágio, dos momentos de tribulação e incerteza, como são os da atual pandemia”.

Na oração adquirimos intimidade e familiaridade com Deus

Segundo o reitor do Santuário português, “esta confiança para qual Jesus nos exorta é a primeira exortação do Evangelho, e alimenta-se na oração”, pois considera que “é na oração que adquirimos a intimidade e familiaridade com Deus que alimenta e fortalece a nossa confiança n’Ele”.

“Quem tem Fé e confia em Deus, reza, sente necessidade da oração, do encontro e diálogo com Deus, da comunhão com Ele”. Desta forma, “a qualidade da nossa oração manifesta a solidez da nossa Fé e a força da nossa confiança”.

Padre Carlos Cabecinhas

A oração não é uma perda de tempo

O reitor do Santuário de Fátima recordou ainda que “em um mundo, como o nosso, em que se valoriza a eficácia acima de tudo, gastar tempo em oração aparece como uma perda de tempo, uma inutilidade, mas é esse testemunho que somos convidados a dar, é essa experiência que somos desafiados a fazer, de quem confia na oração, no encontro com Deus e não tem vergonha disso”.

“É a oração e a familiaridade com Jesus Cristo que nos permite reconhecer a sua presença ao nosso lado”, destacou.

Deus se revela no silêncio

Ressaltando ainda o testemunho dos Santos Pastorinhos de Fátima, e a sua confiança inabalável em Deus e o desejo do encontro com Ele na oração, Padre Carlos Cabecinhas afirmou que “é no silêncio, nas pequenas coisas, nos pequenos ‘nadas’, que compõem o nosso dia a dia, que Deus se revela”.

Pastorinhos de Fátima

“Os videntes de Fátima passaram longos momentos em oração, conforme o apelo insistente quer do Anjo, quer de Nossa Senhora, e por isso, tornaram-se capazes de reconhecer a presença de Deus nas suas vidas. Mesmo no meio das dificuldades e tribulações, manifestaram uma confiança em Deus que resistiu a toda prova”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas