Gaudium news > Índia: voluntários católicos oferecem sepultamento digno a mortos de Covid-19

Índia: voluntários católicos oferecem sepultamento digno a mortos de Covid-19

Na Índia, discriminação e “estigma” contra vítimas da Covid-19: parentes e familiares temem contrair o vírus e os sepultamentos dignos não têm sido realizados. 

Na Índia, discriminação e "estigma" contra vítimas da Covid-19: parentes e familiares temem contrair o vírus e os sepultamentos dignos não têm sido realizados.

 

Redação (03/08/2020 15:04, Gaudium Press) “Tomando as devidas precauções de saúde e medidas de proteção, é justo que aqueles que morrem vitimados pela Covid-19 merecem o devido respeito e uma digna Sepultura”. Esta afirmação que poderia parecer obvia, –mas não é–, foi feita por um sacerdote de Orissa, na Índia.

E o sacerdote, lamentavelmente, tem toda a razão para recordar esta verdade nos dias de hoje.

Na Índia aconteceram muitos casos de discriminação e “estigma” contra pacientes de Covid-19, pois parentes, familiares e outras pessoas temem ser infetados pelo vírus e os sepultamentos dignos não têm sido realizados em muitas ocasiões.

Sepultar os mortos é uma obra de misericórdia

Dar sepultura digna é uma das “obras de misericórdia” cristãs, sinal de atenção e compaixão por aqueles que sofrem pela perda de um familiar.
Dentro deste espírito, as dioceses indianas têm oferecido voluntariamente seus serviços para ajudar a sepultar com honra e dignidade as vítimas de Covid-19.

De acordo com a Agência noticiosa Fides, várias dioceses católicas em toda a Índia formaram grupos de voluntários que cuidam do sepultamento de pessoas que morreram vitimadas pela pandemia do coronavírus.

A primeira a concretizar esta iniciativa foi a diocese de Idukki, em Kerala, no sul da Índia. Em 20 de julho, cerca de 30 sacerdotes e 40 jovens se uniram para dar um sepultamento digno aos mortos pela coovid-19.

Sepultar vítimas do coronavírus é um problema: o estigma e o medo afastam as pessoas dos enterros

O padre Mathew Navarakkattu, diretor da Pastoral da Juventude na Diocese de Idukki, afirma que “o sepultamento de pessoas que morrem de coronavírus se tornou um grave problema na sociedade. O estigma e o medo mantêm as pessoas afastadas do enterro dessas vítimas. Alguns não sabem o que fazer e a quem se dirigir quando seus entes queridos morrerem de coronavírus. ”

Na Índia, discriminação e "estigma" contra vítimas da Covid-19: parentes e familiares temem contrair o vírus e os sepultamentos dignos não têm sido realizados.

Voluntários católicos ajudam na vida e na morte

O grupo de voluntários da diocese ajudará no sepultamento dos mortos e também irá colaborará com o governo local na distribuição de alimentos, medicamentos e outros serviços nos centros de quarentena do distrito, informou padre Navarakkattu:
“Cerca de 48 voluntários já participaram de um treinamento especial nas secretarias de saúde locais e, neste trabalho, seguirão as diretrizes do departamento de saúde”, afirmou o sacerdote, que observa:
“Queremos mostrar proximidade e solidariedade também no trágico evento da morte.”

Até agora, a diocese perdeu um católico por causa da Covid-19, sepultado na presença de padres e parentes próximos.

Cerca de 2000 jovens voluntários colaboram em 300 paróquias

Em Kerala, a organização católica “Sahrudaya Samaritans”, que trabalha com projetos de caridade e solidariedade na Arquidiocese de Ernakulam-Angamaly, formou uma equipe especial para ajudar no sepultamento das vítimas de Covid-19. O grupo já está operacional e já ajudou em alguns casos.

O padre Joseph Koluthuvallil, diretor da organização, pediu o envolvimento de 300 paróquias nos distritos de Thrissur, Ernakulam, Kottayam e Alappuzha, onde a Igreja Católica Siro-Malabar exerce seu apostolado, pedindo a participação de voluntários neste serviço especial. Mais de 2.000 voluntários de todas as religiões, principalmente jovens, responderam ao apelo do padre Koluthuvallil.

Faridabad: católicos ministram sacramentos e contribuem para sepultamento das vítimas

Outra diocese que compartilhou a iniciativa foi a de Faridabad, que abrange cinco Estados do norte da Índia. Lá, um grupo de 12 sacerdotes, 10 irmãs e cerca de 25 leigos se reuniu para ministrar os sacramentos, ajudar e contribuir para o sepultamento das vítimas de coronavírus.
A diocese quer garantir que qualquer pessoa que morra por Covid-19 na diocese receba um sepultamento cristão digno.

“Cerca de 250 pessoas de 30 paróquias se ofereceram como voluntárias, ainda que a necessidade fosse de quatro membros por cada paróquia”, disse o padre Julius Job, coordenador da equipe de voluntários católicos da diocese de Faridabad.

O padre Job relata que “o grupo não somente ajudará nos funerais, mas irá até as pessoas com Covid-19 para assisti-las em suas necessidades espirituais. A Igreja está ao lado de seu povo em tempos de grande sofrimento. Nosso povo não deve ser privado dos Sacramentos”, acrescentou.

Na Índia, discriminação e "estigma" contra vítimas da Covid-19: parentes e familiares temem contrair o vírus e os sepultamentos dignos não têm sido realizados.

Há preconceitos, estigmas, incompreensões: faltam as obras de misericórdia católicas

Dom Kuriakose Bharanikulangara, arcebispo de Faridabad, convidou seus sacerdotes a se fazerem próximos e a ajudarem no sepultamento dos paroquianos, mas especificou que, embora no início a ideia fosse dirigida aos católicos na diocese, “estamos dispostos a estender nosso serviço a pessoas de outras religiões”.

O país enfrentou muitos casos de discriminação e “estigma” contra pacientes de Covid-19, pois parentes, familiares e outras pessoas temem ser infectados pelo vírus.

“Há falta de conhecimento e de empatia entre as pessoas que cuidam dos doentes e das vítimas do vírus”, disse à Fides o padre Ajaya Kumar Singh, ativista e educador em direitos humanos no Estado de Orissa.

O sacerdote Singh citou um exemplo: quando um médico no distrito de Kandhamal, em Orissa, morreu recentemente de Covid-19, os moradores se recusaram a enterrá-lo em um cemitério local, exigindo que fosse sepultado em outro local.
Casos semelhantes também ocorreram em Tamil Nadu, sul da Índia e no Estado de Meghalaya, no nordeste da Índia. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas