Gaudium news > Padre Fábio Salerno será o novo secretário pessoal do Papa

Padre Fábio Salerno será o novo secretário pessoal do Papa

A mudança do secretário pessoal do Papa faz parte de uma movimentação normal de pessoas com cargos na Cúria Romana, norma pré-estabelecida por Francisco.

A mudança do secretário pessoal do Papa faz parte de uma movimentação normal de pessoas com cargos na Cúria Romana, norma pré-estabelecida por Francisco.

Redação (01/08/2020 19:15, Gaudium Press) O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou hoje que o Papa Francisco nomeou como seu secretário pessoal o Padre Fabio Salerno, atualmente com funções na Seção de Relações com os Estados da Secretário de Estado do Vaticano.

“No contexto de uma movimentação normal de pessoas, organizada pelo pontífice para os colaboradores da Cúria Romana”, disse Matteo Bruni, Dom Yoannis Lahzi Gaid, secretário pessoal do pontífice desde abril de 2014, concluiu seu serviço.

“Monsenhor Gaid –informou a Sala Stampa– continuará como membro do Alto Comitê para a Fraternidade Humana”, órgão que promove o “Documento sobre Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Coexistência Comum”, assinado em fevereiro do ano passado em Abu Dhabi.

Quem é o Padre Fábio Salerno, novo secretário pessoal de Francisco

O padre Fabio Salerno nasceu em Catanzaro, Itália, em 25 de abril de 1979.
Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 2011, incardinado na arquidiocese de Catanzaro-Squillace.

Ele obteve o doutorado em “Utroque Iure” (ambos os direitos) na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.
Depois de ter estudado na Pontifícia Academia Eclesiástica, foi secretário da Nunciatura Apostólica na Indonésia e da Missão Permanente da Santa Sé no Conselho da Europa em Estrasburgo, trabalhando posteriormente na Seção de Relações com os Estados do Secretariado da Estado.

O Padre Salerno trabalha ao lado do padre Gonzalo Aemilius, sacerdote uruguaio chamado em janeiro passado para substituir Dom Fabián Pedacchio Leániz como secretário pessoal do papa. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas