Gaudium news > Nomeado novo Bispo para a Diocese de Balsas, no Maranhão

Nomeado novo Bispo para a Diocese de Balsas, no Maranhão

A Diocese de Balsas estava vacante desde fevereiro deste ano quando faleceu Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, quarto bispo diocesano.

A Diocese de Balsas estava vacante desde fevereiro deste ano quando faleceu Dom Enemésio Angelo Lazzaris, quarto bispo diocesano. 

Redação (29/07/2020 10:01, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 29 de julho, a Nunciatura Apostólica comunicou que o Papa Francisco tomou a decisão de nomear o Padre Valentin Fagundes de Menezes como Bispo da Diocese Balsas, no Maranhão.

Diocese de Balsas

A Diocese de Balsas estava vacante desde 2 de fevereiro de 2020, quando faleceu Dom Enemésio Angelo Lazzaris, quarto bispo desta diocese situada no norte do Brasil, na denominada Amazônia Oriental.

Atualmente, o Padre Valentin Fagundes é o Provincial da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração (MSC) da província do Rio de Janeiro e presidente da Conferência Americana dos MSC para a América Latina.

A Diocese de Balsas estava vacante desde fevereiro deste ano quando faleceu Dom Enemésio Angelo Lazzaris, quarto bispo diocesano.

Padre Valentin Fagundes de Menezes

Padre Valentin é de nacionalidade portuguesa, nasceu na Freguesia de Agualva, Ilha Terceira, nos Açores, em 22 julho de 1953.

Ele entrou para o Seminário Sagrado Coração, em Juiz de Fora, em 1974.
Estudou Filosofia na Universidade Católica de Campinas, de 1975 a 1977.
Realizou seu noviciado em São Paulo, na Vila Formosa, região leste de São Paulo, no ano de 1978.

Em 2 de fevereiro de 1979 ele professou seus votos e iniciou seus estudos de Teologia concluídos em 1982 na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, na capital paulista.
Padre Valentin foi ordenado diácono em 9 de maio de 1982 e presbítero em 2 de julho de 1982.

Vida Missionária

De 1982 a 1987, o agora Bispo de Balsas foi vigário e pároco da paróquia Pai Eterno e São José na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
Foi assessor Nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil Nacional,  na área de Inserção da Vida Consagrada nos meios Populares e também membro da diretoria da CRB Regional (RJ) e formador  do Propedêutico na Inserção.

De 1988 a 1990, o novo Bispo participou da fundação da Missão de El Salvador-Centro América, foi vigário da paróquia São Luís de Mariona, formador, capelão do presídio e diretor da Conferência dos Religiosos.

Padre Valentim Fagundes de Menezes, entre os anos 1991 e 1995, exerceu ainda as funções de formador de Filosofia no seminário Padre Júlio Chevalier em Nova Iguaçu (RJ), pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição em Tinguá (RJ) e professor de Teologia Pastoral no Seminário Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ) e no CETESP e CERNE.
Atuou também como assessor da CRB nacional na área de missão.

Missionário e outras funções mais

O novo Bispo já esteve na Amazônia. Ele foi missionário no Sul do Pará, na diocese de Conceição do Araguaia, de 1996 a 2001, tendo sido também membro da equipe formadora do seminário de Conceição e coordenador da CRB do Sul do Pará.
Foi pároco da paróquia Nossa Senhora das Dores, em Floresta do Araguaia.

Missionário no exterior, encargos e cursos

Padre Valentin colaborou na fundação da Missão MSC em Quito, de 2002 a 2007, onde também foi formador e superior dos MSC, no Equador.
Também foi membro da Diretoria Nacional da CER (Conferência dos Religiosos) e professor na Formação inicial da Vida Consagrada (postulantado, noviciado e juniorato).
Em 2009, dedicou-se aos estudos no Instituto Superior de Pastoral, da PUC Minas. De 2009 a 2001, foi missionário no Vale do Jequitinhonha (MG), vigário do Senhor Bom Jesus e pároco de Nossa Senhora da Ajuda Monte Formoso.

Volta ao Rio de Janeiro

Em 2012, Dom Valentin retornou ao Rio de Janeiro onde exerceu, até 2014, as funções de pároco da paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, Praça Seca (RJ), vice Provincial, presidente do Regional Rio de Janeiro da CRB.
Em 2014, foi eleito provincial interino.
De 2015 até hoje ele atua como provincial dos Missionários do Sagrado Coração da Província Rio de Janeiro e presidente da Conferência Americana dos MSC na América Latina. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas