Gaudium news > Santuário Nacional de Aparecida retoma Missas com presença de fiéis

Santuário Nacional de Aparecida retoma Missas com presença de fiéis

A primeira Celebração Eucarística com público presente contou com a participação de 100 romeiros, que preencheram apenas uma das alas da Basílica.

Santuário Nacional de Aparecida retoma Missas com presença de fiéis 1

São Paulo – Aparecida (28/07/2020 14:00, Gaudium Press) Após mais de quatro meses sem a presença dos devotos, o Santuário Nacional de Aparecida (SP), iniciou na manhã desta terça-feira, 28, a retomada gradual de suas atividades litúrgicas.

Santuário Nacional de Aparecida retoma Missas com presença de fiéis 2

A primeira Celebração Eucarística com público presente contou com a participação de 100 romeiros, que preencheram apenas uma das alas da Basílica, mantendo o distanciamento social.

Normas de higienização

Seguindo as normas de higienização recomendadas pelas autoridades sanitárias e religiosas, a Basílica da padroeira do Brasil teve sua lotação máxima, que é de 35 mil pessoas, reduzida para mil peregrinos.

Santuário Nacional de Aparecida retoma Missas com presença de fiéis 3

Logo na entrada do Santuário Mariano, os devotos passam por uma triagem com aferição de temperatura corporal e higienização das mãos, e só é permitido o ingresso de fiéis que utilizem devidamente a máscara. Sinalizações indicam onde os devotos devem se sentar durante as missas, sendo que em cada banco sentam apenas duas pessoas uma em cada extremidade.

Horários das celebrações

Ao longo desse período de pandemia, o Santuário Nacional permanecerá aberto das 6h às 18h de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos das 5h às 20h. A Prefeitura Municipal determinou que automóveis com mais de sete lugares não poderão entrar em Aparecida.

 

Santuário Nacional de Aparecida retoma Missas com presença de fiéis 4

As celebrações acontecerão de segunda a sexta às 6h45, 9h, 12h e 16h; aos sábados às 6h30, 9h, 12h, 16h e 18h e aos domingos às 6h, 8h, 10h, 12h, 16h e 18h. Não será possível ingressar no templo fora dos horários de celebração, pois o mesmo permanecerá fechado para higienização. Estão suspensas as procissões que ocorriam aos sábados e domingos.

Bênção dos objetos e nicho da imagem

A tradicional bênção dos objetos e aspersão com água benta ocorrerá na Tribuna Papa Bento XVI, após a saída dos fiéis das celebrações. Neste local também há sinalização de distanciamento social, pois possivelmente será utilizado para Missas campais.

Santuário Nacional de Aparecida retoma Missas com presença de fiéis 5

Os devotos terão acesso ao Nicho da Imagem de Nossa Senhora Aparecida ao longo de todo o dia, entretanto, em alguns períodos o espaço será fechado por quinze minutos para higienização. (EPC)

Fotos: Santuário Nacional / Thiago Leon

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas