Gaudium news > Portugal: Santuário de Nossa Senhora Peneda comemora 800 anos

Portugal: Santuário de Nossa Senhora Peneda comemora 800 anos

A 5 de agosto de 1220 a Virgem Maria apareceu a uma pastorinha e pediu que naquele local “fosse construída uma ermida em sua honra”.

 A 5 de agosto de 1220 a Virgem Maria apareceu a uma pastorinha e pediu que naquele local “fosse construída uma ermida em sua honra”.

 

Viana do Castelo – Portugal (28/07/2020 15:51, Gaudium Press) No próximo dia 5 de agosto Dom Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, em Portugal, presidirá a cerimônia de abertura da Porta Jubilar do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, que celebra 800 anos de culto ininterrupto.

Com cerimônia de abertura da Porta Santa iniciam-se as comemorações do ano jubilar

A Confraria da Senhora da Peneda, através de um release, informa que para a celebração de abertura da porta jubilar –Porta Santa– que terá a presença do bispo Diocesano, “foi recuperada uma ala do santuário” e, assim, foi criando um espaço dedicado exclusivamente para o atendimento aos fiéis e peregrinos que procuram o Sacramento da reconciliação.

As restrições impostas pela pandemia do coronavírus levaram a que a novena seja “reduzida” à oração de Laudes e à Missa, pela parte da manhã e à oração de Vésperas e do Rosário, às 17h00.

A 5 de agosto de 1220 a Virgem Maria apareceu a uma pastorinha e pediu que naquele local “fosse construída uma ermida em sua honra”.

Exposição cronológica narra história do Santuário de 1220 a 2020

A partir do dia 5 de agosto, os fiéis e peregrinos poderão observar uma cronologia histórica centralizada no Santuário de Nossa Senhora da Peneda e suas adjacências no período compreendido entre 1220 e 2020.

A Diocese de Diocese de Viana do Castelo informa em seu comunicado de imprensa que, “segundo a tradição”, Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha e pediu que no local “fosse construída uma ermida em sua honra”. Isso ocorreu em 5 de agosto de 1220.

Programação religiosa intensa no novo Santuário Diocesano

A Confraria da Senhora da Peneda divulga também que durante o mês de agosto haverá celebração Eucarística ao meio dia, após “um tempo dedicado à reconciliação” e informa também que “em tempo de pandemia” as celebrações festivas são reduzidas ao culto no interior do santuário, cumprindo normas das autoridades civis e da Conferência Episcopal Portuguesa.

No dia 8 de setembro, o bispo de Viana do Castelo vai presidir também à Missa no local, a partir das 11h00; D. Anacleto Oliveira elevou o templo da Senhora da Peneda a Santuário Diocesano, em abril deste ano.

Estão também previstas iniciativas de âmbito cultural no contexto dos 800 anos de culto a Nossa Senhora da Peneda, como a inauguração de um espaço informativo e interativo para promover o concelho, realizadas pelo Comissariado para a Confraria e do Município de Arcos de Valdevez. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas