Gaudium news > Congresso Teológico Bíblico Internacional 2020 será totalmente online

Congresso Teológico Bíblico Internacional 2020 será totalmente online

O evento tem por objetivo “refletir sobre a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja e sobre a maneira como ela foi lida por diferentes contextos e sujeitos”.

Congresso Teológico Bíblico Internacional 2020 será totalmente online 2

Redação (27/07/2020 09:00, Gaudium Press) Entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro será realizada a terceira edição do Congresso Teológico Bíblico Internacional, que este ano por conta da pandemia de coronavírus, ocorrerá de forma totalmente virtual.

Desde 2011 o encontro é organizado e promovido pelos programas de Teologia e Especialização em Educação e Sagrada Escritura da Faculdade de Teologia, Filosofia e Letras da Unicatólica. Este ano a Universidade Católica de Manizales se unirá como co-organizadora.

Centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja

O objetivo do evento, que terá por tema “A Sagrada Escritura na vida do povo de Deus: para uma leitura contextual da Bíblia”, é “refletir sobre a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja e sobre a maneira como ela foi lida por diferentes contextos e sujeitos”.

Congresso Teológico Bíblico Internacional 2020 será totalmente online

A temática deste ano procura estar em sintonia com duas efemérides significativas: a comemoração dos 1.600 anos da morte de São Jerônimo e a celebração do ano da Palavra de Deus, promulgado pela Federação Bíblica Católica.

Entre os tópicos a serem debatidos estão: a Sagrada Escritura na vida do povo de Deus, a leitura contextual da Bíblia na América Latina, a Sagrada Escritura na formação da vida consagrada, leitura camponesa da Bíblia na Colômbia, leitura afro-americana da Bíblia na América Latina e leitura urbana da Bíblia.

Diferentes maneiras de se aproximar da palavra de Deus

O evento, que é voltado para docentes, pesquisadores, leigos, teólogos e religiosos de vida consagrada, pretende, a partir de experiências pastorais concretas, “dialogar sobre as diferentes maneiras que o povo de Deus tem encontrado para aproximar-se da palavra e interpretá-la a partir de suas diferentes realidades”.

Congresso Teológico Bíblico Internacional 2020 será totalmente online 3

“Acreditamos que o Congresso deste ano conseguirá mobilizar os assistentes a seguir apostando por uma leitura da Bíblia, que atenta sempre à realidade das pessoas que a lêem, ilumine a vida e a existência de todos sem desconhecer as condições vitais que constituem cada sujeito”, afirmou Jhon Fredy Mayor, coordenador do Congresso. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas