Gaudium news > Basílica Menor de Santa Anastácia designada para Igreja Siro-malabar

Basílica Menor de Santa Anastácia designada para Igreja Siro-malabar

A Igreja Católica Siro-Malabar sui iuris, de  Rito Oriental terá concessão da Basílica de Santa Anastácia, construída no século IV.

A Igreja Católica Siro-Malabar sui iuris, de  Rito Oriental terá concessão da Basílica de Santa Anastácia, construída no século

Redação (23/07/2020 15:48, Gaudium Press) O cardeal Angelo de Donatis, vigário geral do Papa para a Diocese de Roma, emitiu um decreto com data de 8 de julho que concede à Igreja Siro-Malabar, a Basílica Menor de Santa Anastácia para que lá ela possa desenvolver suas atividades pastorais.

A Basílica de Santa Anastácia é uma das mais antigas basílicas menores do mundo. Ela se tornará o centro das atividades pastorais de cerca de 7.000 católicos siro-malabar, na Diocese de Roma e nas áreas adjacentes.
O cardeal George Alencherry, principal arcebispo da Igreja Siro-Malabar, será o encarregado de nomear um sacerdote como capelão dos católicos siro-malabarenses, sediado na Basílica.

Alegria na comunidade siro-malabar

No último dia 20, o padre Abraham Kavilpurayidathil, responsável pelas relações públicas da Igreja afirmou ao UCA News que a concessão da Basílica é de “um enorme reconhecimento para a comunidade siro-malabar”.

O sacerdote contou que durante a última visita ad Limina ao Vaticano em 2019, os bispos malabares pediram ao Papa Francisco que designasse uma igreja para sua comunidade.

Também, Dom  Alex Vadakumthala, bispo de rito latino de Kannur, expressando grande alegria, afirmou que “Agora nosso povo pode se reunir em sua igreja e oferecer orações em sua língua nativa – o malaiala”.

A Igreja Católica Siro-Malabar sui iuris  

A Igreja Católica Siro-Malabar é uma Igreja Católica Oriental sui iuris em comunhão com a Igreja Católica.
É a segunda maior Igreja Católica Oriental no mundo, com um contingente total de cerca de 3,8 milhões de católicos, dos quais, 2,9 milhões vivem na Índia.

Por isso mesmo é atualmente a maior comunidade cristã dos seguidores de São Tomé na Índia.
Sua sede é a Arquidiocese Maior de Ernakulam-Angamaly, situada em Kerala, na Costa do Malabar.

Unida à Igreja Católica Apostólica Romana desde 1599

Unida à Igreja Católica Apostólica Romana em 1599 ela adquiriu o estatuto de Igreja sui iuris em 1992, quando Ernakulam-Angamaly tornou-se uma Arquidiocese Maior.

O seu rito litúrgico é de tradição siríaca oriental (ou caldeia) e usa como língua litúrgica o siríaco e o malaialo.
Esta Igreja oriental é atualmente dirigida pelo Arcebispo Maior de Ernakulam-Angamaly Dom George Alencherry, juntamente com o seu Sínodo.

Com a concessão feita à Igreja Siro-Malabar, a Igreja Católica do rito Siro-Malabar tem um novo centro em Roma para servir seus fiéis e coordenar suas atividades na Cidade Eterna.

A comunidade siro-malabar em Roma

Em Roma a comunidade de ritos siro-malabar tem cerca de sete mil fiéis.
São famílias geralmente oriundas do estado de Kerala, no sul da Índia, onde se localiza a maioria das dioceses desse rito oriental.

A comunidade localizada em Roma é formada principalmente por famílias que se estabeleceram na Itália há anos e já possuem um bom número de membros da segunda geração.

Além da grande presença de grupos familiares de Kerala, há uma considerável concentração de clérigos e mulheres consagradas pertencentes a esse rito.
Não se pode esquecer a presença do Colégio Damasceno, que acolhe cerca de cinquenta seminaristas e jovens padres que estudam nas faculdades pontifícias.

O rito siro-malabar nasceu no século XVII

Este rito preserva alguns elementos da tradição oriental, mas é fortemente latino. As comunidades que seguiram esse rito permaneceram em comunhão com Roma, enquanto outras preferiram permanecer fiéis à tradição do oriente.

Somente no final do século XIX as primeiras dioceses para os cristãos siro-malabar começaram a ser criadas e, posteriormente, a hierarquia siro-malabar permaneceu estável. Hoje, esta Igreja tem um total de cerca de quatro milhões e duzentos mil fiéis, divididos em trinta e cinco dioceses.

A maioria dos seus  fiéis está localizada em Kerala, mas devido a processos migratórios, importantes diásporas se formaram em vários países.

Em alguns desses países –Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Austrália– já existem dioceses com um número substancial de fiéis.

A presença siro-malabar em outras partes do mundo, na ausência de uma diocese, pede para poder oficiar o culto de acordo com o rito previsto nas igrejas do rito latino.

Foi o que aconteceu também em Roma, onde, depois de alcançar um grande número de membros da comunidade, as autoridades episcopais pediram ao papa e ao cardeal vigário que pudessem ter uma igreja como referência para as celebrações do ritual siro-Malabar.

Basílica de Santa Anastácia

“Sant’Anastasia al Palatino”, como é chamada em italiano, é uma das mais antigas igrejas cristãs e uma das mais antigas basílicas menores do mundo.

Foi construída no século IV durante o reinado do imperador Constantino. Por vários séculos, ali o Pontífice celebrava a Missa do amanhecer do Natal. (JSG)

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas