Gaudium news > Jubileu de Santa Teresa de Los Andes, Bispos chilenos expressam gratidão

Jubileu de Santa Teresa de Los Andes, Bispos chilenos expressam gratidão

 Os Chilenos comemoram com esperança e gratidão o jubileu de falecimento da primeira santa do pais andino.

Os chilenos comemoram com esperança e gratidão o Jubileu do centenário de falecimento da primeira santa do país andino.

Redação (13/07/2020 17:58, Gaudium Press) O Comitê Permanente da Conferência Episcopal do Chile (CECh) publicou uma carta por ocasião do Jubileu do primeiro centenário da morte de Santa Teresa de Los Andes, que homenageia a primeira santa chilena e saúda as comunidades carmelitas.

A mensagem de 11 de julho também é dirigida ao administrador apostólico e ao bispo eleito de San Felipe de Aconcágua, ao reitor e colaboradores do Santuário de Auco e à Fundação Santa Teresa de Los Andes.

Os chilenos comemoram com esperança e gratidão o Jubileu do centenário de falecimento da primeira santa do país andino.

Esperança e Gratidão

Com esperança e gratidão, nós os saudamos neste momento do Jubileu do centenário da Páscoa de Irmã Teresa de Jesus de Los Andes, a primeira santa do Chile.
Nós nos unimos espiritualmente de nossas dioceses, especialmente em 12 de abril, e faremos isso nesta segunda-feira, 13 de julho, no 120º aniversário de seu nascimento.
Como é sabido, em 2019, decidimos realizar nossa assembleia plenária em abril de 2020 em Auco e fazer nossa peregrinação do Jubileu juntos. Como não podemos estar pessoalmente ao lado do túmulo de Teresita, lhes dirigimos esta carta com muito afeto”, inicia a carta assinada pelos bispos chilenos.

“Luz de Cristo para toda a Igreja chilena”

Em sua mensagem, o CECh afirma que, assim como na Eucaristia pela canonização da irmã Teresa em 21 de março de 1993, o Papa São João Paulo II apontou Santa Teresa como “Luz de Cristo para toda a Igreja chilena”, assim também hoje a Igreja local compartilha o mesmo pensamento.

“É assim que sentimos e o vivemos nessas décadas, ao contemplar como seu santuário em Auco se tornou uma fonte de espiritualidade para o Chile e como a devoção diária de tantas pessoas em todo o país é transmitida às novas gerações”, asseguraram os bispos.

Em sua carta os bispos chilenos asseguram que na época do Jubileu, “os bispos chilenos recordaram que devem sempre “agradecer a Deus tanto bem concedido pela intercessão de Teresa de los Andes, refletida, entre outros dons, no amor e carinho com que a diocese de San Felipe de Aconcagua, a família Carmelita e a Fundação ajudaram a manter viva essa maravilhosa expressão de fé e devoção popular”.

Os chilenos comemoram com esperança e gratidão o Jubileu do centenário de falecimento da primeira santa do país andino.

Teresa proclama no silêncio do claustro: Só Deus basta!”.

Os bispos voltam a recordar João Paulo II:
Deus fez brilhar nela de modo admirável a luz de seu Filho Jesus Cristo, para que sirva de farol e guia para um mundo que parece estar cego para com o esplendor do divino. Para uma sociedade secularizada que vive de costas para Deus, esta carmelita chilena, que com viva alegria apresento como modelo da eterna juventude do Evangelho, oferece o límpido testemunho de uma existência que proclama aos homens e mulheres de hoje que no amar, Adorar e servir a Deus estão a grandeza e a alegria, a liberdade e a plena realização da criatura humana. A vida da bem-aventurada Teresa proclama no silêncio do claustro: Só Deus basta!”.

Exemplo para os jovens, intercessão pelas necessidades

Em outro momento da carta, os bispos afirmam que sem dúvida, foi o “terno amor por Cristo” de Santa Teresa de Los Andes “e sua disponibilidade para deixar-se amar e ser abençoada por Ele, cativou tantos jovens chilenos que reconhecem nela um modelo de virtude profundamente místico e humano encarnado ao mesmo no amar, sofrer, orar, servir”.

Finalmente, a CECh encomendou em sua carta “todas as necessidades e clamores do Chile a Santa Teresa de Los Andes”, “neste tempo de dor, marcado pela pandemia que golpeia forte os mais pobres e vulneráveis”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas