Gaudium news > Paquistão: além da covid-19, cristãos enfrentam perseguição religiosa

Paquistão: além da covid-19, cristãos enfrentam perseguição religiosa

No Paquistão, os Cristãos continuam enfrentando discriminação religiosa como parte de suas vidas diárias.

No Paquistão, os Cristãos continuam enfrentando discriminação religiosa como parte de suas vidas diárias. 

Redação (08/07/2020 17:44, Gaudium Press) “Apesar da atual pandemia de Covid-19, que apresenta sua parcela de desafios no Paquistão, a intolerância religiosa e a discriminação nos últimos meses estão aumentando”.Esta é a queixa da Comissão Nacional para Justiça e Paz (NCJP), da Conferência Episcopal do Paquistão.

Nadeem Joseph baleado e morto por ser cristão

Um comunicado distribuído a órgãos de imprensa informa que “Recentemente,   cristão de Peshawar, morreu depois de ser baleado em 4 de junho de 2020.
Alguns dias depois, Nadeem e sua sogra, Elizabeth Masih foram brutalmente atacados pelo muçulmano Salman Khan e seus filhos.
Nadeem Joseph foi morto a tiros apenas porque comprou uma casa em uma área dominada por muçulmanos e seus vizinhos não aprovaram ou toleraram a presença de um não-muçulmano em sua vizinhança “.

A polícia prendeu vários membros da família de Salman Khan envolvidos com o assassinato.

Cresce a intolerância e perseguição religiosa

A Comissão Nacional para Justiça e Paz da Conferência dos Bispos do Paquistão condenou veementemente esse ato de violência.
Em uma declaração conjunta, o arcebispo de Islamabad e Hawalpindi Joseph Arshad, presidente da Comissão, o diretor nacional Pe. Emmanuel Yousaf e o diretor executivo Cecil S. Chaudhry, declaram:

“A sociedade paquistanesa tornou se cada vez mais intolerante e a vida como minoria religiosa está se tornando cada vez mais  difícil. Existem muitos incidentes semelhantes que não são relatados, informa a Agência Fides.
As minorias religiosas continuam enfrentando discriminação como parte de suas vidas diárias “, observa o documento da NCJP, citando a recusa em fornecer suprimentos alimentares ou tratamento a não-muçulmanos durante a pandemia, ou ainda  a falta de proteção pessoal dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente da luta contra a covid-19.

Os bispos pedem às autoridades policiais que façam todo o possível para capturar o principal culpado do brutal assassinato de Nadeem Joseph e levá-lo à justiça. Este é “um ato contra a lei que não pode fique impune. ”

“A família de Nadeem está em apuros e em perigo após este ataque. O governo deve garantir segurança e proteção a eles e a todas as minorias religiosas “, disse o arcebispo Joseph Arshad, bispo de Islamabad-Rawalpindi e presidente do NCJP.

No Paquistão, os Cristãos continuam enfrentando discriminação religiosa como parte de suas vidas diárias.

Um movimento organizado contra cristãos?

O padre Emmanuel Yousaf, diretor nacional do NCJP, disse:

“Esse movimento certamente reflete a falta de aceitação das minorias religiosas que fazem parte deste país há séculos.
Esse ato mina as garantias previstas no artigo 20 da Constituição do Paquistão, que permite minorias religiosas a liberdade de professar religião e administrar suas próprias instituições religiosas.
O governo deve trabalhar para salvaguardar os direitos das minorias religiosas no Paquistão consagradas em nossa Constituição. ” (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas