Gaudium news > Bento XVI envia mensagem de despedida ao seu irmão Georg Ratzinger

Bento XVI envia mensagem de despedida ao seu irmão Georg Ratzinger

“Sabíamos que o Deus que nos deu esta união neste mundo, também reina no outro mundo e nos dará uma nova união”, diz um trecho da mensagem.

Bento XVI envia mensagem de despedida ao seu irmão Georg Ratzinger 1

Cidade do Vaticano (08/07/2020 09:00, Gaudium Press) “Que Deus lhe pague, querido Georg, por tudo o que fez, sofreu e meu deu”, assim é iniciada a mensagem enviada pelo Papa emérito Bento XVI ao seu irmão, falecido no dia 1º de julho.

Bento XVI envia mensagem de despedida ao seu irmão Georg Ratzinger 2

No texto, lido nesta quarta-feira, 08, durante o funeral de Monsenhor Georg Ratzinger, Bento XVI também comenta sobre sua recente viagem para Regensburg realizada no dia 18 de junho.

“Não pediu minha visita, mas senti que era a hora de ir até ele novamente. Por este sinal interior que o Senhor me deu, estou profundamente agradecido. Quando nos despedimos na manhã do dia 22 de junho, antes do voo de retorno para Roma, ambos entenderam que seria uma partida deste mundo para sempre. Mas também sabíamos que o Deus que nos deu esta união neste mundo, também reina no outro mundo e nos dará uma nova união”, destacou o Papa emérito.

Bento XVI envia mensagem de despedida ao seu irmão Georg Ratzinger 3

Cerimônia fúnebre

A Missa de Réquiem, que ocorreu na Catedral de Regensburg, foi transmitida através do website da Diocese. A cerimônia foi presidida pelo Bispo de Regensburg, Dom Rudolf Voderholzer e concelebrada pelo secretário privado de Bento XVI, Dom Georg Gänswein, e o núncio apostólico na Alemanha, Dom Nikola Eterovic.

Dom Rudolf Voderholzer recordou a inesperada visita de Bento XVI ao leito de seu irmão enfermo. “Este sinal de humanidade emocionou muitas pessoas. Outro motivo para compartilhar sua dor”, expressou o prelado.

Bento XVI envia mensagem de despedida ao seu irmão Georg Ratzinger 4

Também participaram o Cardeal Gerhard Ludwig Müller, o Cardeal Reinhard Marx de Munich e o Bispo Gregor Maria Hanke de Eichstätt. O serviço fúnebre foi organizado musicalmente por uma escola de 16 antigos alunos do coro da Catedral. Após a Missa de Réquiem, Monsenhor Georg Ratzinger foi enterrado no túmulo da fundação do “Domspatzen” no cemitério católico inferior de Regensburg. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas