Gaudium news > Nomeado novo Bispo Auxiliar para São Paulo

Nomeado novo Bispo Auxiliar para São Paulo

Dom Ademir Mezzari é superior dos Rogacionistas do Coração de Jesus, em Bauru (SP) e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Dom Ademir Mezzari é superior dos Rogacionistas do Coração de Jesus, em Bauru (SP) e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças. 

Redação (08/07/2020 09:28, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou o padre Ângelo Ademir Mezzari como bispo titular de Fiorentino e auxiliar na arquidiocese de São Paulo (SP). A nomeação do Religioso rogacionista foi divulgada nesta quarta-feira, 8 de julho.

Padre Ângelo que desde outubro de 2016 é superior da Comunidade Religiosa Rogacionista em Bauru (SP), passa agora, como Bispo Auxiliar, a colaborar na ação pastoral da maior cidade do país.

Quem é o novo Bispo Auxiliar

Padre Ângelo Ademir Mezzari nasceu na localidade de Sanga do Engenho, município de Nova Veneza, atualmente Forquilhinha, em Santa Catarina em 2 de abril de 1957. É o primogênito entre os sete filhos do casal Antonio Mezzari (já falecido) e Maria Etelvina Ronchi Mezzari.

O novo Bispo tem 39 anos de vida religiosa e 35 de sacerdócio.

Formação do Padre Ângelo Ademir Mezzari

Ele iniciou seus estudos ao ingressar em fevereiro de 1969, no Seminário Rogacionista Pio XII, em Criciúma (SC), fazendo nesse seminário o ensino fundamental e médio.

Seu noviciado canônico foi realizado em 1980, em Bauru (SP), no ano de 1980, e a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1981.
Professou os votos perpétuos na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, em janeiro de 1984, em Criciúma (SC).

O novo Bispo Auxiliar estudou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo (SP), e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista.
Foi ordenado sacerdote no dia 22 de dezembro de 1984, em Sanga do Engenho/Forquilhinha (SC), sua terra natal.

Após a ordenação, completou seus estudos fazendo o curso de Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (1986-1989), e em São Paulo, no ano de 2003, completou o Mestrado em Teologia Dogmática, na Pontifícia Faculdade Assunção, da arquidiocese de São Paulo, com uma tese intitulada: “Revelação e Comunicação – a questão da transmissão da revelação”.

Cargos e funções do Padre Ângelo Ademir

Na Congregação Rogacionista foi formador, atuou no campo da pastoral vocacional, da assistência social, da educação e comunicação, tendo sido diretor e redator da Revista Rogate e diretor presidente do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV).

Foi conselheiro da Província Rogacionista São Lucas (Brasil, Argentina e Paraguai) por três mandatos (1989-1988), superior provincial por oito anos (dois mandatos, de 2002 a 2010) e superior geral, por seis anos, de 2010 a 2016, em Roma.

O novo prelado também atuou na Igreja no Brasil, no âmbito da pastoral vocacional, em particular junto à Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB.

Entre 1990 e 2010, foi colaborador e membro do Grupo de Assessoria Vocacional e contribuiu na realização dos Congressos Vocacionais do Brasil.

Desde outubro de 2016 é superior da Comunidade Religiosa Rogacionista em Bauru (SP) e pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças.

Na diocese de Bauru, foi membro do Colégio de Consultores (2016-2018) e, desde 2018, faz parte do Conselho de Presbíteros. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas