Gaudium news > Encontrados os sinos da Basílica de São Bento em Núrsia

Encontrados os sinos da Basílica de São Bento em Núrsia

Os sinos estavam soterrados por quatro metros de escombros desde 2016, quando um forte terremoto assolou a região central da Itália.

Encontrados os sinos da Basílica de São Bento em Núrsia 1

Itália – Perúgia (06/07/2020 17:00, Gaudium Press) Em outubro de 2016 um forte terremoto de 6,5 graus assolou a região central da Itália, deixando um rastro de destruição e morte em várias regiões da Úmbria e Marche, sendo sentido também em Roma.

Basilica di San Benedetto Norcia

De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, o epicentro do terremoto ocorreu nos municípios de Castelsantangelo, Núrsia e Perci a uma profundidade de 10 quilômetros. Entretanto, Núrsia foi a cidade mais afetada.

Basílica de São Bento e a Catedral de Santa Maria Argentea

Uma das imagens mais emblemáticas, diante de tanta dor e sofrimento, foi a da destruição completa da Basílica de São Bento e a Catedral de Santa Maria Argentea, edifícios centenários de grande importância histórica.

Basilica di San Benedetto di Norcia Danno laterale

Na ocasião, algumas horas após o terrível terremoto, os monges de Núrsia reuniram-se com religiosas e vizinhos, na praça em frente à Basílica de São Bento, para rezar juntos.

Reconstrução e descoberta

Desde então, os religiosos beneditinos acompanham os trabalhos de reconstrução do templo construído entre os séculos XIV e XVI sobre uma estrutura anterior. A cripta da Basílica de São Bento era uma construção antiga do século I, onde, segundo a tradição, o santo viveu.

Nestes últimos dias uma descoberta encheu de ânimo o povo de Deus: os sinos da Basílica foram encontrados intactos, pelos operários, debaixo de quatro metros de escombros.

Sinal de renascimento e esperança

A notícia foi divulgada pela Superintendência de Belas Artes de Úmbria como “um sinal de renascimento e esperança para a população atingida pelo terremoto de 2016”. Segundo a arquiteta Vanessa Squadroni e o diretor das obras de reconstrução, Giuseppe Lacava, “fazer ressurgir dos escombros os quatro sinos da Basílica é um sentimento emocionante e bom, símbolo de muitas fadigas”.

Basilica di San Benedetto Nursia

Os trabalhos de reconstrução da Basílica, que estavam suspensos por conta da pandemia de coronavírus, foram retomados em junho. “Vamos avançar o mais rápido possível. A comunidade de Núrsia e todo o país precisam de sinais importantes e passar para a fase de projeção da reconstrução da Basílica de São Bento o mais rápido possível”, afirmou a superintendente Rosamaria Mencarelli. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas