Gaudium news > São Paulo terá mais uma Basílica menor: a Igreja matriz de Sant’Ana

São Paulo terá mais uma Basílica menor: a Igreja matriz de Sant’Ana

A concessão deste título a esta importante Igreja, intensificando o vínculo particular com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, quer promover a sua exemplaridade como verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral na Diocese.

São Paulo terá mais uma Basílica menor a Igreja de Sant’Ana 1

São Paulo (06/07/2020 11:00, Gaudium Press) A Santa Sé elevou à dignidade de Basílica menor a igreja matriz da Paróquia Sant’Ana, localizada na zona norte de São Paulo. O anúncio foi feito pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

São Paulo terá mais uma Basílica menor a Igreja de Sant’Ana 5

Através de um comunicado, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, explicou que “a concessão deste título a esta importante Igreja, intensificando o vínculo particular com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, quer promover a sua exemplaridade como verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral na Diocese”.

O que é uma Basílica?

Segundo o documento Domus Ecclesiae, preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, as Basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma Diocese e, por isso, possuem “um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

São Paulo terá mais uma Basílica menor a Igreja de Sant’Ana 2

O documento explica ainda que “entre as Igrejas de uma Diocese, em primeiro lugar e com maior dignidade, está a Catedral, na qual é colocada a Cátedra, sinal do magistério e do poder do Bispo, pastor da sua Diocese, e sinal da comunhão com a Cátedra romana de Pedro. Seguem-se depois as igrejas paroquiais, que são sede das várias comunidades da Diocese. Existem, além disto, os santuários, aos quais acorrem em peregrinação os fiéis da Diocese e de outras igrejas locais”.

Basílicas maiores e Basílicas menores

Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo. Dessas últimas, 65 se encontram no Brasil. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada no interior de São Paulo, é a segunda maior Basílica do mundo em dimensões, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

São Paulo terá mais uma Basílica menor a Igreja de Sant’Ana 3

O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae.

Nova Basílica menor de Sant’Ana

A matriz paroquial de Sant’Ana teve sua pedra fundamental abençoada no dia 1º de maio de 1896, por Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, então Bispo da Diocese de São Paulo. A capela-mor da matriz, que compreendia o presbitério e os altares laterais, foi inaugurada no dia 26 de julho de 1908. Já a nave central do templo foi inaugurada apenas em 1924.

São Paulo terá mais uma Basílica menor a Igreja de Sant’Ana 4

A construção das duas torres foi concluída na festa da padroeira de 1941. Na ocasião, Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, então Arcebispo de São Paulo abençoou os três sinos de bronze, dedicados a São José, a Sant’Ana e a Santa Teresinha do Menino Jesus.

São Paulo terá mais uma Basílica menor a Igreja de Sant’Ana 7

A imagem de Sant’Ana conservada no templo é uma das relíquias históricas da comunidade. Tendo sida fabricada no século XVI, em terracota pintada, a imagem fazia parte do acervo da antiga capela da fazenda que deu origem à paróquia e ao bairro.

São Paulo terá mais uma Basílica menor a Igreja de Sant’Ana 6

A cerimônia de entrega do Título e do reconhecimento da dignidade de Basílica Menor à igreja paroquial de Sant’Ana está marcada para acontecer às 15h do dia 26 de julho, festa da padroeira, durante Santa Missa presidida pelo Cardeal de São Paulo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas