Gaudium news > Procure Jesus que oferece descanso e alegria, recomenda Papa, no Angelus

Procure Jesus que oferece descanso e alegria, recomenda Papa, no Angelus

Jesus prefere os humildes, socorre os cansados, sobrecarregados, coloca-se no meio deles porque Ele é “manso e humilde de coração”.

Jesus prefere os humildes, socorre os cansados, sobrecarregados, coloca-se no meio deles porque Ele é “manso e humilde de coração".

Redação (06/07/2020 11:12, Gaudium Press) O Papa Francisco convidou os fiéis reunidos na Praça São Pedro, neste domingo, 05 de julho, a que procurarem Jesus.
Só Jesus oferece o verdadeiro descanso e a alegria verdadeira, e não apenas “um alívio psicológico” ou uma esmola, afirmou, antes da recitação do Angelus .

Jesus convida procura-lo e segui-lo para encontrarmos alívio

Expondo suas reflexões sobre o Evangelho de São Mateus (Mt 11, 25-30), proposto pela liturgia do dia, o Pontífice mostrou que a narração estava dividida “em três partes: primeiro, Jesus eleva um hino de bênçãos e ação de graças ao Pai, porque revelou aos pobres e simples os mistérios do Reino dos céus; depois revela o relacionamento íntimo e singular que existe entre Ele e o Pai; e finalmente convida a procura-lo e segui-lo para encontrar alívio “.

A verdadeira sabedoria vem também do coração, não é apenas a compreensão de ideias

Francisco lembrou, a propósito do louvor de Jesus a Deus Pai, que Jesus “ocultou os segredos de seu Reino dos sábios e dos inteligentes” e alertou sobre a tentação da presunção de “ser sábio”, mas muitas vezes “o coração fechado”.

“A verdadeira sabedoria vem também do coração, não é apenas a compreensão de ideias, a verdadeira sabedoria também entra no coração e, se se conhece muitas coisas, mas tem um coração fechado, não é sábio”, enfatizou o Pontífice.

Ter um coração aberto e confiante no Senhor

Foi nesse sentido, que o Papa convidou a ter “um coração aberto e confiante no Senhor”, pois, “Jesus ensina que os mistérios de seu Pai foram revelados aos ‘pequeninos’, àqueles que se abrem com confiança a sua Palavra de salvação, abrem seus corações à palavra de salvação, sentem necessidade d’Ele e esperam tudo d’Ele”.

Jesus é ‘manso e humilde de coração’ e daí seu convite:  ‘Vinde a mim …’

Em seguida, Francisco destacou que “Jesus explica que recebeu tudo do Pai” e que “o chama de “meu Pai “, para afirmar a singularidade de seu relacionamento com Ele” e acrescentou que “de fato, apenas entre o Filho e o Pai há total reciprocidade: um conhece o outro, um vive no outro. Mas essa comunhão única é como uma flor que brota, para revelar livremente sua beleza e bondade. E daqui nasce o convite de Jesus: ‘Vinde a mim …’ ”.

“Ele quer doar o que ele tira do Pai. Ele quer doar a Verdade para nós e a Verdade de Jesus é sempre gratuita, é um presente, é um dom do Espírito Santo, a Verdade ”, afirmou o papa.

O Papa sublinhou que “como o Pai prefere os ‘pequeninos’, Jesus também se dirige aos ‘cansados, sobrecarregados’. Além disso, ele se coloca no meio deles, porque Ele é ‘manso e humilde de coração’ “.

Por esse motivo, o Papa Francisco recordou as bem-aventuranças descritas por São Mateus no capítulo 5, que fala sobre os “humildes ou pobres de espírito; e dos mansos. A mansidão de Jesus ”.

Cristo oferece descanso e alívio aos cansados e oprimidos

O Papa falou do “descanso” que Cristo oferece aos cansados ​​e oprimidos: “isso não é apenas um alívio psicológico ou uma esmola doada, mas a alegria dos pobres de serem evangelizados e construtores da nova humanidade”. Isto é, disse o Papa, “o alívio e a alegria única que Jesus nos dá, é a sua própria alegria”.

Maria, a mais humilde e a mais elevada das criaturas

Francisco encorajou a recorrer à Virgem Maria “a mais humilde e a mais elevada das criaturas”, para que ela “peça Deus para nós a sabedoria do coração”, para que “saibamos discernir os sinais dele em nossas vidas e sermos participantes desses mistérios que, ocultos aos soberbos, são revelados aos humildes ”. E, em seguida rezou o Angelus. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas