Gaudium news > Em 180 anos, pela 1ª vez, Festa do Pai Eterno, não terá presença de fiéis

Em 180 anos, pela 1ª vez, Festa do Pai Eterno, não terá presença de fiéis

A “Festa de Trindade” atrai mais de 3 milhões de peregrinos e neste ano acontece de modo virtual, sem a presença de fiéis. 

“Festa de Trindade” atrai mais de 3 milhões de peregrinos e neste ano acontece de modo virtual, sem a presença de fiéis.

 Redação (04/07/2020 11:41, Gaudium Press) Pela primeira vez, em 180 anos, a tradicional festa do Divino Pai Eterno, da cidade de Trindade, no estado de Goiás, será realizada sem a participação dos devotos e sem a presença física dos fiéis.

Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, as comemorações que estão sendo realizadas desde o último dia 26 de junho e prosseguem até o próximo domingo, 5 de julho, acontece de forma virtual através dos meios de comunicação da Associação Filhos do Pai Eterno.

A Festa do Divino Pai Eterno, conhecida também com “Festa de Trindade” é o segundo maior evento religioso do Brasil. Ela atrai mais de 3 milhões de romeiros durante os 10 dias de devoção.

Neste ano, a tradicional festa que se realiza numa região localizada bem no coração do Brasil, comemora-se o Jubileu de 180 anos de origem desta devoção.

“Festa de Trindade” atrai mais de 3 milhões de peregrinos e neste ano acontece de modo virtual, sem a presença de fiéis.

Nunca se imaginou que pudesse passar por uma situação como esta

“A devoção ao Pai Eterno completa 180 anos desde a sua origem e, nunca na história, imaginamos que passaríamos por uma situação como esta, de ter que celebrar (esta festa) sem público, com a igreja de portas fechadas e vazia”, disse ao portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB) o reitor do Santuário Basílica, padre Robson Oliveira.

Oportunidade para se aprender a dar valor aos tesouros de nossa Fé

O padre Robson disse que seu coração está bastante apertado porque a realidade no dia a dia do santuário e, especialmente, aos finais de semana, é totalmente o contrário:

“O normal é sempre ver o Santuário movimentado, repleto de romeiros, que nos trazem alegria e as mais diversas expressões de fé. Porém, em tudo Deus tem um propósito. Por isso, penso que esta seja uma oportunidade de aprendermos a dar mais valor aos verdadeiros tesouros de nossa vida, que são a nossa família, nossos amigos e, principalmente, a nossa unidade e comunhão com Deus”.

Afirmando que a correria de hoje não permite ver esses valores, o reitor do Santuário de Trindade observa que “Sendo obrigados a dar uma pausa, temos a chance de olhar para nós mesmos, de perceber as belezas e a grandeza de Deus em nossas vidas.
Tenho muita fé e esperança que, quando tudo isso passar, seremos pessoas melhores, que buscam mais a Deus e que sabem expressar mais o seu amor e a sua gratidão a Deus e aos que fazem parte do nosso convívio”, disse.

“Festa de Trindade” atrai mais de 3 milhões de peregrinos e neste ano acontece de modo virtual, sem a presença de fiéis.

Acolhidos e amparados pelo amor do Pai Eterno, mesmo em casa

O reitor do Santuário Basílica informou que desde o dia 19 de março, quando saiu o decreto do Estado de Goiás e a orientação da Arquidiocese de Goiânia para a realização de missas sine populo (sem a presença dos fiéis), está sendo feito de tudo para que os fiéis se sintam acolhidos e amparados pelo amor do Pai Eterno, mesmo em suas casas.

Neste tempo de novo coronavírus, todas as celebrações do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno são realizadas com transmissão pela TV Pai Eterno e também pela internet, por meio de aplicativo, portal e nas redes sociais.
Além disso, a TV Pai Eterno, que trabalha 24 horas por dia, em comunhão com o Santuário Basílica, tem transmitido também um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, de segunda a sexta, direto do Santuário.

O padre Robson ainda explica que na TV Pai Eterno a programação é toda planejada para fomentar a espiritualidade e a fé dos telespectadores que, mesmo em suas casas, “podem sentir a presença de Deus, nosso Pai, e também de Maria Santíssima, nossa Mãe tão querida que olha e intercede por nós a todo momento”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas