Gaudium news > Papa nomeia Comissário Extraordinário para investigar contas da “Fábrica de São Pedro”

Papa nomeia Comissário Extraordinário para investigar contas da “Fábrica de São Pedro”

Missão do Comissário Extraordinário: prestar esclarecimentos sobre a administração da Fábrica tornando-a clara e  transparente.


Missão do Comissário Extraordinário: prestar esclarecimentos sobre a administração da Fábrica tornando-a clara e  transparente.

Cidade do Vaticano (30/06/2020 09:25, Gaudium Press) O Vaticano anunciou hoje (30/06) que o Papa Francisco nomeou um Comissário Extraordinário para investigar as contas da Fábrica de São Pedro.
O escolhido por Francisco foi Dom Mario Giordana, núncio que deixou o serviço diplomático da Santa Sé em 2017, depois de atingir a idade limite para o cargo.
A missão que o Comissário recebeu do Papa foi de prestar um esclarecimento sobre a administração da Fábrica de São Pedro e, além disso, torná-la transparente.

Fábrica de São Pedro: o que é e as funções que tem

A Fábrica de São Pedro (Reverenda Fabrica Sancti Petri) é um dicastério da Cúria Romana encarregado da complexa gestão da maior igreja do mundo e das estruturas sob sua responsabilidade no território adjacente.

Segundo a Constituição Apostólica Pastor Bonus de João Paulo II, a Fábrica de São Pedro cuida de tudo que é necessário para a restauração e decoração do edifício da Basílica de São Pedro, administra a disciplina interna dos guardas e peregrinos, operando em conformidade com o Capítulo da Basílica de São Pedro.

Missão do Comissário: esclarecer sobre a administração da Fábrica,  torná-la clara e  transparente

A primeiro de junho deste ano o Papa aprovou uma nova legislação para promover a “transparência, o controle e a concorrência” nos contratos públicos relativos a entidades da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.

A Santa Sé explica hoje que, na sequência deste documento, foi que o Papa Francisco confiou a Dom Giordana a missão de “atualizar os estatutos” da Fábrica de São Pedro, procurando “tornar clara a administração e reorganizar os departamentos administrativo e técnico”, com a ajuda de uma comissão própria.

A Denúncia do Revisor Geral e a apreensão de documentos na Fábrica

O Vaticano explica que uma denúncia do escritório do revisor geral –responsável por controlar os orçamentos e balanços dos diversos departamentos do Vaticano– levou a Justiça do Estado a apreender documentos e material informático nas instalações da Fábrica de São Pedro.

A operação foi autorizada pelo promotor de Justiça do Tribunal, Gian Piero Milano, informando previamente a Secretaria de Estado do Vaticano.  (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas