Gaudium news > Congresso Eucarístico Nacional do Uruguai é adiado para 2021

Congresso Eucarístico Nacional do Uruguai é adiado para 2021

A decisão foi anunciada após Assembleia Plenária dos Bispos do país, que afirmaram ter levado em consideração a atual situação de pandemia por conta do coronavírus.

Congresso Eucarístico Nacional do Uruguai é adiado para 2021

Uruguai – Montevidéu (24/06/2020 11:00, Gaudium Press) Ao concluir sua Assembleia Plenária, os Bispos do Uruguai anunciaram que o V Congresso Eucarístico Nacional, que estava programado para ocorrer no final deste ano, será adiado para os dias 15, 16 e 17 de outubro de 2021.

Para se tomar esta decisão, os prelados levaram em consideração a atual situação de pandemia por conta do coronavírus. “Tivemos a precaução de adiá-lo por um ano porque ninguém sabe quando pode surgir um novo surto de Covid-19”, afirmou o secretário geral e porta-voz da Conferência Episcopal do Uruguai, Dom Milton Tróccoli.

Congresso Eucarístico Nacional do Uruguai é adiado para 2021 b

“Uma atividade como esta supõe aglomeração de pessoas e no contexto atual as atividades são de número limitado”, acrescentou o prelado referindo-se às medidas sanitárias impostas para evitar contágios por coronavírus.

Mais tempo de preparação

Dom Tróccoli afirmou também que pretende oferecer às comunidades mais tempo de preparação e para isso seguem sendo elaborados subsídios centrados na Eucaristia e na piedade mariana.

“Seguiremos buscando a forma de chegar às comunidades para que continue viva a preparação, centrando-nos muito na Eucaristia, sobretudo na Eucaristia como fonte de solidariedade. Este tempo de pandemia está nos ajudando muito a renovar os esforços solidários que já se realizavam. Se multiplicaram a ajuda e a quantidade de famílias que necessitam”, destacou.

Retorno das Missas com fiéis

O Bispo de Maldonado-Punta del Este-Minas aproveitou o momento para manifestar seu contentamento pelo retorno das celebrações eucarísticas com a presença física de fiéis, iniciada no dia 19 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Congresso Eucarístico Nacional do Uruguai é adiado para 2021 c

“Foi um momento muito forte. Os testemunhos dos fiéis, sacerdotes, todos muito emocionados. Este tempo nos fez valorizar ainda mais a vivência da Missa e sobretudo comungar, unir-nos a Jesus não apenas em comunhão espiritual a partir de nossas casas, mas na comunhão eucarística”.

Neste sentido, “acreditamos que o Ano Eucarístico será muito forte tanto na celebração como na Adoração Eucarística, que no Uruguai cresceu muito nos últimos anos”, ressaltou. “Esse tema da pandemia trouxe muito desconsolo e tristeza às famílias, de modo que a Eucaristia nos ajudará a renovar a esperança e ser uma fonte de consolo para encontrar um renovado ânimo evangelizador”.

Congresso Eucarístico Nacional do Uruguai é adiado para 2021 d

O Governo do Uruguai flexibilizou a quarentena obrigatória há alguns dias, retomando de forma paulatina as atividades cotidianas de educação e comércio. Ao longo deste período foram registrado 882 contágios e 25 mortes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas